- Continua após a publicidade -

“Sonho em não ser julgado pela orientação sexual”, diz Contarato em entrevista

Senador capixaba Fabiano Contarato comentou sobre posicionamentos em Brasília e representatividade em entrevista

Por Robson Maia

Senador eleito pelo Espírito Santo na onda bolsonarista em 2018, Fabiano Contarato, agora no Partido dos Trabalhadores (PT), rearranjou discursos e segue com pautas cada vez mais alinhadas com a esquerda brasileira. Na declaração mais recente, o parlamentar abordou temas como sexualidade e conservadorismo do Congresso brasileiro.

Em entrevista ao site Terra, o senado destacou os desafios enfrentados pelas minorias no cenário político nacional. Segundo Contarato, o Congresso Federal, que deveria representar a população, acaba por segregar grupos sociais.

- Continua após a publicidade -

“Essa Casa sistematicamente fecha as portas para a população LGBTQIAP+. Mas não só para essa população, como para mulheres, pretos, pardos, indígenas e assim sucessivamente”, desabafou o parlamentar capixaba.

Primeiro senador abertamente gay eleito no Brasil, Contarato chegou à Brasília pelo partido Rede, com pouco mais de 1,1 milhão de votos. Durante a campanha, em 2018, o senador manteve discurso centrado no combate a corrupção, a velha política e valorização dos valores tradicionais e cristãos.

No entanto, em dezembro de 2021, Contarato viria a se filiar ao PT, o que rendeu críticas de boa parte do eleitorado capixaba. O ex-delegado chegou a ser acusado pelo deputado estadual Lucas Polese (PL) de ser um “estelionatário eleitoral”.

As críticas, constantes, no entanto, não intimidam o senador, que agora ocupa a função de líder do governo no Senado. Contarato segue pautando parte significativa de seu mandato em defesa de pautas da população LGBTQIAP+.

- Continua após a publicidade -

Na entrevista, o senador relembrou do momento em que o Congresso Federal foi iluminado com as cores da bandeira LGBTQIAP+.

“Logo no início do meu mandato, em 2019, consegui no governo Bolsonaro uma coisa inédita aqui, a iluminação do Congresso pelas cores do orgulho LGBTQIA +. Aquilo foi de um simbolismo muito forte na minha vida, com meu filho e com meu esposo”, disse em entrevista ao Terra.

Leia Mais

Sommerfest ganha reconhecimento cultural no ES
Senado em jogo reorganiza forças políticas no ES
Datafolha divulga empate técnico entre Lula e Flávio...
Senado aprova ministra do TST e outras autoridades
Vila Velha investe R$ 9,4 mi em proteção...
Conflito entre EUA e Venezuela divide lideranças políticas...
Flávio entra em 2026 e reafirma Bolsonaro como...
Senado rejeita indicação de Messias ao STF
Viana debate Orçamento 2027 em audiência pública
Bancada capixaba fecha 2025 com protagonismo e desafios

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -