29.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Sete segredos sobre a audiência do rádio

O formato de mídia de massa com maior público no planeta, segundo a Unesco, continua sendo o rádio

Por Anderson Neto

O Centro de Pesquisa Pew (Pew Research Center) – laboratório de ideias norte-americano que fornece informações sobre tendências que estão moldando o mundo – listou sete fatos importantes sobre o meio rádio. Veja quais são:

- Continua após a publicidade -

1 – Cerca de oito em cada dez americanos com 12 anos ou mais ouvem rádio em uma determinada semana.
A audiência semanal de rádio nos EUA é alta há anos, embora tenha havido uma ligeira queda em 2020. Naquele ano, 83% dos americanos com 12 anos ou mais ouviram rádio em uma determinada semana, ligeiramente abaixo dos 89% em 2019, de acordo com dados da Nielsen Media Research publicados pelo Radio Advertising Bureau. O declínio na audiência em 2020 coincidiu com o início do surto de coronavírus nos Estados Unidos.

2 – Quase metade dos adultos americanos dizem que às vezes ou frequentemente recebem notícias pelo rádio.
Em estudo do Centro de Pesquisa Pew realizado em 2022, 47% dos adultos americanos disseram que recebiam notícias pelo rádio pelo menos algumas vezes, número que permaneceu relativamente constante nos últimos anos. Na mesma pesquisa, apenas 7% dos adultos americanos disseram preferir o rádio a outras plataformas para obter notícias.
Americanos brancos e negros têm a mesma probabilidade de receber notícias pelo menos às vezes pelo rádio (48% cada). Enquanto isso, 42% dos adultos hispânicos e 37% dos adultos asiáticos dizem que recebem notícias pelo rádio pelo menos algumas vezes.
Quando se trata de idade, os adultos de 50 a 64 anos são os mais propensos a receber notícias pelo menos às vezes pelo rádio, com pouco mais da metade (55%) dizendo que fazem isso; 48% das pessoas de 30 a 49 anos, 46% das pessoas de 65 anos ou mais e 35% das pessoas de 18 a 29 anos dizem o mesmo.

3 – Um em cada cinco adultos americanos diz que costuma receber notícias locais de estações de rádio, de acordo com uma pesquisa do Center de 2018.
Este dado ficou abaixo da parcela de adultos americanos que dizem receber notícias locais de estações de TV (38%), mas comparável à parcela que costuma receber notícias locais de jornais diários (17%), é maior do que aqueles que obtêm notícias locais em fóruns on-line (12%) ou outros tipos de veículos.

4 – Após um declínio em meados da década de 2010, o emprego nas redações de rádio permaneceu relativamente estável nos últimos anos.
Havia 3.360 funcionários de notícias na indústria de radiodifusão em 2020. O número representa cerca de 1.000 a menos do que em 2004, quando havia 4.290 desses trabalhadores, mas foi semelhante ao número registrado nos anos mais recentes.
A relativa estabilidade no emprego nas redações de rádio é refletida em uma pesquisa do Centro de 2022, que perguntou aos jornalistas se eles acham que suas organizações de notícias estão expandindo, reduzindo ou permanecendo as mesmas.
Entre os jornalistas que disseram que a plataforma original de sua organização de notícias é o rádio ou o podcast, 53% disseram que sua organização permanece praticamente a mesma, enquanto 28% disseram que está se expandindo e 19% disseram que está diminuindo.

5 – A maioria dos jornalistas de rádio se sente altamente conectada com seu público.
Na pesquisa de 2022, cerca de seis em cada dez jornalistas de rádio e podcast (59%) disseram que se sentiam extremamente ou muito conectados com seus ouvintes. Esse número foi significativamente maior do que os 45% dos jornalistas de veículos impressos, 44% dos jornalistas de TV e 43% dos jornalistas on-line que disseram o mesmo.

6 – A receita média em estações de rádio focadas em notícias nos EUA caiu 24% entre 2019 e 2020.
De acordo com uma análise do Centro de Pesquisa Pew a receita média das estações no formato totalmente noticioso caiu de US$ 18,1 milhões em 2019 para US$ 13,9 milhões em 2020.

7 – A parcela de americanos que ouvem podcasts aumentou substancialmente na última década.
Em 2021, 41% dos americanos com 12 anos ou mais ouviram um podcast no mês anterior, de acordo com “The Infinite Dial”, um relatório da Edison Research e da Triton Digital. Isso representou um aumento de 37% em relação a 2020 e 9% em 2008. Muitos ouvintes de podcast sintonizam com mais frequência do que isso: em 2021, 28% dos americanos com 12 anos ou mais disseram ter ouvido um podcast na última semana, acima de 24 % em 2020 e 7% em 2013, quando foi medido pela primeira vez.\\\
Ao contrário do rádio, os adultos mais jovens são mais propensos do que os adultos mais velhos a obter notícias de podcasts. Parcelas aproximadamente semelhantes de adultos de 18 a 29 anos (32%) e de 30 a 49 (29%) dizem que recebem notícias de podcasts pelo menos às vezes, seguidos por 18% dos adultos de 50 a 64 anos e 12% dos adultos de 65 anos ou mais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA