Capacitação: conselheiros municipais de desenvolvimento rural irão aprender sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.
Os conselheiros do Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) de seis cidades irão participar de capacitação nesta quinta (04) e nesta sexta-feira (05). Ele irão aprender sobre a elaboração de políticas públicas voltadas à agricultura familiar. O primeiro encontro será realizado na cidade de Muniz Freire, e o outro, em São José do Calçado.
A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) e as prefeituras.
Conselheiros
Nesta quinta-feira, conselheiros de Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e Alegre passarão pela capacitação a partir das 13 horas, na Câmara Municipal de Muniz Freire. Já na sexta-feira os membros dos conselhos de São José do Calçado, Dores do Rio Preto e Guaçuí receberão o curso a partir das 8 horas, no auditório da Secretaria de Educação de São José do Calçado.
Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias. “Os eventos serão importantes para que possamos ter um nivelamento de informações sobre o que são os conselhos e quais as suas atribuições. E também debater as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Essa dedicação que os conselheiros têm de participar do desenvolvimento rural dos municípios e discutir a questão agrícola e agrária é fundamental para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Arcanjo.
Legislação
Cada cidade possui uma legislação própria que define a formação e as funções de cada conselho. Eles são formados por representantes do Poder Público; do Incaper; do Idaf; de cooperativas, sindicatos, instituições financeiras e associações; do Poder Legislativo, dentre outros. Em média, os CMDRSs são compostos por 15 a 20 membros.
PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira (4)
Conselhos de: Jerônimo Monteiro, Alegre e Muniz Freire
13h – Inscrição e Abertura
14h – Por que participar do CMDRS?
14h40 – Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social
15h10 – Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS
16h – Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)
16h20 – Políticas Públicas para a Agricultura Familiar
17h – Encerramento
Local: Câmara Municipal de Muniz Freire, Rua Principal, Centro.
Sexta-feira (5)
Conselhos de: São José do Calçado, Dores do Rio Preto e Guaçuí
8h – Inscrição e Abertura
9h – Por que participar do CMDRS?
09h40 – Gestão Social: Organização, Planejamento e Controle Social
10h10 – Estrutura e Dinâmica de Funcionamento de um CMDRS
11h – Depoimento de um conselheiro do CMDRS (visitante)
11h20 – Políticas Públicas para a Agricultura Familiar
12h – Encerramento
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de São José do Calçado – Avenida Rui Barbosa, 09, Centro.