27.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Rotatória do Ó: obra deve ficar pronta em junho de 2023

O projeto da rotatória prevê maior fluidez no trânsito e valorização para Morada de Laranjeiras e região

Por Patrícia Battestin

A obra da Rotatória do Ó, em Morada de Laranjeiras na Serra, foi iniciada em agosto de 2020. O investimento é de quase R$ 50 milhões e o principal motivo da escolha do local para foi o engarrafamento formado na região diariamente, durante a manhã e início da noite. Segundo a Prefeitura da Serra são 80 mil veículos passando pelo local todos os dias. Mas essa confusão no trânsito está com os dias contados.  

- Continua após a publicidade -

Depois de pronta, a rotatória terá três passagens inferiores, por baixo da pista principal. Uma delas terá 180 metros de extensão e dará acesso à avenida Copacabana. As outras duas terão 400 metros e ligarão a rotatória as avenidas Talma Rodrigues e Eudes Scherres.

Estão previstas também faixas exclusivas para ônibus e ciclovias que darão mais opção de transporte seguro para o morador da Serra:

“Nós teremos, naquela região, alguns quilômetros a mais de ciclovias, que farão ligação com as ciclovias já existentes na BR-101, na Av. Copacabana e na Av. Talma Rodrigues, além de facilitar o acesso às ciclovias da Grande Laranjeiras. Quando todo esse complexo estiver pronto, você vai poder, por exemplo sair de Vitória e chegar até o terminal de Jacaraípe, passando pela Rotatória do Ó, passando exclusivamente por ciclovias”, explicou o Municipal de Obras da Serra, Halper Luiggi Mônico Rosa.

Com relação ao trânsito e fluxo de veículos, a previsão é de que a solução seja para pelo menos duas décadas. “Depois que toda a obra estiver concluída, a expectativa da Prefeitura da Serra e o planejamento do projeto feito é de que tenhamos pelo menos vinte anos sem os engarrafamentos constantes que acontecem tanto naquele ‘miolo da rotatória’, onde o fluxo de carros é bem mais intenso”, esclareceu Halper.

Mas o projeto vai além do trânsito. Ele prevê qualidade de vida para o morador. Haverá estacionamento público para cerca de 200 veículos, Praça com pista de skate e área de lazer e convivência para família. A expectativa é que mais investimentos sejam atraídos para a região e com eles mais melhorias.

“Esse projeto é um ganho principalmente para quem convive e mora ali. Além de ser uma obra em um local que vai ficar muito bonito, agradável aos olhos, vai gerar condições de maior qualidade do ambiente para que as pessoas frequentem aquele espaço de convivência”, esclarece o Secretário.

A Prefeitura da Serra, responsável pela obra, calcula que a Rotatória do Ó fique pronta em junho deste ano. Mas projetos que visam o crescimento da cidade seguem no planejamento como prioridade. 

Confira a matéria:

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA