O maior evento de pedras naturais da América do Sul já tem data marcada e ações de divulgação são realizadas em mais de 40 países
O Espírito Santo é referência em produção e exportação de pedras naturais. O Estado é responsável por mais de 70% do mercado nacional de rochas ornamentais e manteve a liderança das exportações brasileiras. Em 2017, foram mais de US$ 900 milhões comercializados.
Um dos maiores eventos do setor, a Vitória Stone Fair, também é realizado em solo capixaba. Em 2018, a 45ª edição será realizada entre os dias 5 e 8 de junho, no Carapina Centro de Eventos, na Serra.
Dentre os principais destinos para as exportações brasileiras, China e Estados Unidos ocupam posição de destaque. Juntos, os dois países importaram aproximadamente US$ 58 milhões apenas em dezembro de 2017. Itália, México e Canadá completam o ranking dos maiores importadores de pedras naturais do Brasil. Porém, países como Turquia, Índia e Egito estão na mira de empresas e compradores brasileiros que buscam expandir cada vez mais o alcance internacional de seus produtos.
Na América Latina, o Brasil é referência em materiais e também em eventos, com a realização das feiras internacionais de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. A Vitória Stone Fair, maior evento do setor no continente, tem buscado contribuir cada vez mais com a internacionalização da indústria de pedras naturais no Brasil.
Em 2018, a Vitória Stone Fair conta com um número recorde de delegados internacionais. China, Índia, Portugal, Espanha, Países Balcãs e Turquia são alguns exemplos de países que contam com representantes locais.