27.7 C
Vitória
quarta-feira, 22 DE janeiro DE 2025

Na volta das férias, também é importante fazer a revisão dos veículos

Na volta das férias é tempo de fazer revisão automotiva em uma oficina credenciada pelo fabricante do veículo para retornar ao uso regular do veículo sem surpresas

Por Leulittanna Eller Inoch 

É o que orienta Marcelo Marques, Head de pós-vendas da Kurumá. “A revisão de volta de férias é altamente recomendável. É interessante retornar às regulagens usadas antes das férias, pois a partir de agora, o carro voltará a circular com menos passageiros e menos carga. A calibragem dos pneus, por exemplo, pode necessitar de adaptações para o uso regular”, pondera.

Marques afirma que, em se tratando de pneus, é conveniente observar como andou o desgaste depois de muitos quilômetros rodados. “Uma vez que consumo irregular pode indicar problemas no alinhamento, observar esses componentes com atenção é de bastante relevância para que o carro retorne ao uso ordinário com segurança”, orienta.

O condutor também deve ficar atento à quilometragem rodada. Dependendo da extensão, o carro pode ter rompido o limite para troca de algum item ou realização de manutenção preventiva como troca de óleo do motor, do fluido de freio ou outros componentes.

- Publicidade -

Confira na lista os itens que devem passar pela revisão após as férias:

Alinhamento: os longos trechos percorridos, inclusive em vias que podem apresentar irregularidades, podem prejudicar as condições dos pneus, rodas e suspensão. Também vale checar amortecedores, molas, entre outros.

Freios: a revisão pós-férias deve conferir o estado das pastilhas, sapatas, discos, tambores e do fluido de freio.

Escapamento: buracos, pedras e cascalho podem levar a estragos no escapamento. Um problema que parece secundário pode trazer dores de cabeça com a falha na exaustão de gases poluentes, afetando velas e o sistema de arrefecimento do motor, sistema de ar e combustível.

Bateria: é importante verificar se continua tudo bem com esse componente após a viagem, conferindo a validade e estado do produto para evitar futuras paradas por pane elétrica.

Óleo do motor: caso tenha sido realizada a troca antes da viagem, uma simples conferência do nível do óleo de motor ajuda a identificar possíveis problemas.

Itens de segurança: viagens longas podem trazer desgastes às palhetas dos limpadores dos vidros e aos faróis, por isso é preciso fazer a checagem numa oficina.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA