Conselheiro do Ibef-ES aposta em redução de 0,25 ponto percentual
Por Anderson Neto
A expectativa quanto ao resultado da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central desta quarta-feira (2) é de queda da taxa Selic. Mas a pergunta é: quanto ela pode cair?
No que depender dos gestores de fundos multimercados, não há muitas certezas. Uma sondagem realizada pela XP Investimentos com 17 deles nesta semana mostra que nove acreditam em uma redução de 0,25 ponto percentual na Selic – que hoje é de 13,75% ao ano – e outros oito apostam em 0,50 ponto.
O assessor de Investimentos e Conselheiro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Finanças do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), Marcel Lima, aposta numa queda moderada, de 0,25 ponto percentual. Ele explica que fatores como a redução no indicador de inflação (o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) e o aumento do PIB vão ditar a movimentação na taxa de juros.
“O IPCA tem caído mais forte do que o esperado. Isso abre espaço para cortes posteriores mais severos, na casa do 0,5%, sem gerar descontrole da inflação. Por outro lado, a expectativa do PIB para 2023 tem aumentado, o que não torna tão necessário um corte expressivo da SELIC, no curto prazo” avaliou.
Na Bolsa, o cenário é parecido, com ligeira vantagem para o corte mais alto: as opções de Copom negociadas na B3 indicavam ontem que, na visão do mercado, há 52% de chance de a redução ser de 0,50 ponto e 44% de ficar em apenas 0,25 ponto.