Otimismo do setor tem impulsionado abertura de novas lojas e criação de empregos
Após a crise econômica vivenciada pelo país, o setor varejista apresenta sinais de reaquecimento. De acordo com o último levantamento Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas do mês de maio subiram 9,8% sobre o mesmo período de 2018.
A instituição informou que este foi o segundo melhor desempenho mensal de 2019. No Espírito Santo, o varejo total (que engloba lojas de rua, shoppings, entre outros nichos), a alta foi de 7,9% nos três primeiros meses do ano.
Desde janeiro, o setor tem estimulado a criação de novos negócios e a geração de empregos, como é o caso do Shopping Vitória que tem criado oportunidades e locado espaços para novos lojistas. No mall foram inauguradas oito operações até julho de 2018.
Além disso, existem 13 pontos já negociados e as inaugurações dos estabelecimentos ocorrerão em breve. Shoulder, Casa das Cuecas, Monte Carlo, Criamigos, Casa Bauducco, Kopenhagen, Urbanos, Bacio di Latte, Florence, Padaria Monza, Mr. Captain, Eurocolchões e Chocolates Brasil Cacau são as marcas que chegarão ao mall.
O diretor geral do Shopping Vitória e coordenador regional da Abrasce no Espírito Santo, Raphael Brotto, o varejo, sobretudo o nicho de shopping, está otimista com relação à retomada do consumo.
“Já notamos uma melhora do poder de compra do brasileiro, incluindo dos capixabas. Acreditamos que a fase mais aguda da crise econômica tenha passado. Esperamos que a Reforma da Previdência seja votada com a máxima urgência. Sua aprovação é importante para o reequilíbrio das contas públicas, retomada da economia com geração emprego e o reestabelecimento da confiança do mercado interno e externo para descongelar investimentos que estão parados aguardando o desfecho da reforma”, disse Brotto.