21.6 C
Vitória
sexta-feira, 24 setembro, 2021

No Dia do Escritor, projeto social incentiva leitura com obras de autores capixabas

Projeto Julho Cultural vai distribuir algumas obras de autores capixabas para crianças do programa social Ciranda do Saber, em Cariacica.

Por Munik Vieira

Neste domingo, dia 25 de julho, é comemorado o Dia do Escritor. A data foi criada partir da iniciativa do presidente e vice-presidente da União Brasileira de Escritores.

O Brasil e o Espírito Santo possui uma literatura muito rica e variada e, por isso, um projeto social de Cariacica tem como objetivo despertar o interesse pela leitura e o desenvolvimento das crianças.

Crianças atendidas pelo programa social Ciranda do Saber, em Cariacica, poderão ter acesso à literatura capixaba. A iniciativa faz parte do projeto “Julho Cultural” que distribuirá doações de livros de autores do Espírito Santo.

A obra que será distribuída, “A turma do colorido em aprendendo a colorir”, de Eugênio Fernandes e Rita Santos, vai beneficiar cerca de 75 crianças. O livro conta a história de um pincel que se aventura com seus amigos numa jornada para colorir a vida das pessoas. “Ele foca nas relações interpessoais e estimula o cuidado com os outros, com o meio ambiente e a natureza, incentivando boas práticas. A ideia é promover reflexão e estimular a conscientização para que sejam melhores cidadãos”, conta Eugênio.

Além do livro, as crianças receberão em um kit lápis e marcador de páginas. De acordo com Laís Cavalcante, coordenadora socioambiental, o objetivo é incentivar e fortalecer novos hábitos na rotina dos alunos. “Queremos mostrar a eles novas perspectivas e promover um leque de oportunidades que vai muito além das aulas de canto, música e futsal que o Programa oferece gratuitamente para a comunidade. Este projeto ressalta o quanto a leitura é importante nesse processo de aquisição de conhecimento e o gosto pela leitura, além é claro de valorizar a cultura capixaba”, disse.

Para trabalhar a capacidade de fixação e aprendizado obtido através da leitura das obras, o projeto também propôs aos alunos um desafio em que deverão esboçar seus entendimentos através de desenhos, poemas e vídeos. “A ideia é que esse conteúdo consumido por eles não fique apenas restrito a leitura, mas sim que seja compartilhado e debatido dentro de suas casas e com seus familiares e amigos. Ao fazer isso, também estimulamos a comunicação entre eles”, disse Laís Cavalcante. Programa Ciranda do Saber

O Programa Ciranda do Saber, da Marca Ambiental, foi criado em 2006 e tem o objetivo de fortalecer valores ambientais e formar cidadãos por meio da inclusão social, a partir da atuação em uma série de projetos socioambientais que ressaltam o princípio da cidadania e
estimulam o desenvolvimento físico, intelectual e cívico de crianças e jovens.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade