22.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Projeto em defesa da Amazônia terá passeio ciclístico e atividades

Amazônia de Pé e de Axé! Uma vivência cultural em prol da Amazônia e de seus povos

Por Paula Bourguignon

Neste domingo, dia 4 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia. Para celebrar a data, a equipe da campanha “Amazônia Passa Aqui”, em Vitória, e o Instituto Volta ao Mundo de Capoeira Angola e Práticas Educativas Transformadoras convidam para uma vasta programação em apoio à Campanha Nacional “Amazônia de Pé”.

- Continua após a publicidade -

É pensando na preservação da floresta, e nas demandas sociais e ambientais dos indígenas e quilombolas, que os coletivos convidam os participantes para conhecerem um pouco mais desse movimento, que busca valorizar e preservar a Amazônia e os povos que dela vivem.

O início da programação será uma pedalada, com saída às 8h20 da Praça do Papa, em frente ao Projeto Tamar. A chegada será no Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro.

Na programação, haverá café da manhã, aula de yoga, aula de dança afro, roda de partilha cultural com o cacique Pedro e o Coral Kuara’y e Retxakã, lanche temático e uma roda-ato de Capoeira Angola com o Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo (GCAVAM).

O evento é totalmente aberto e gratuito. Quem quiser, pode doar um quilo de alimento não perecível para a Aldeia Guarani Piraquê-Açú.

Importante mencionar que há também um circuito urbano na cidade, proposto pela campanha “Amazônia Passa Aqui”, por onde outras ações acontecem ao longo do ano, todas as capitais do sul e sudeste têm o seu próprio circuito. Já essas atividades culturais pela defesa e proteção da Amazônia, em especial no Dia da Amazônia, acontecerão em todos os estados brasileiros.

Capoeira e Cicloativismo

Os organizadores do evento são Chaila Leopoldino e Gersom do Instituto Volta ao Mundo, e Daniela Rodrigues e Hudson Lupi da campanha “Amazônia Passa Aqui”.

“Integrado ao ativismo ambiental, o evento Amazônia de Pé e de Axé busca valorizar as culturas de matriz africana e indígena, que assim como a Capoeira de Angola são símbolos de resistência no território brasileiro. Dentro de uma percepção holística, o evento integrará várias atividades, como dança afro, roda de Capoeira, Coral Guarani e até mesmo a Yoga e Meditação, além de reservar um espaço para a divulgação do trabalho artesanal de mulheres pretas e indígenas”, expõem Chaila e Gersom.

“Como a campanha Amazônia Passa Aqui tem envolvido bastante a bicicleta, porque nós somos cicloativistas, resolvemos chegar no evento pedalando, por isso fizemos o convite para a concentração na Praça do Papa, para irmos juntas e juntos para o evento no Mucane. Um dos objetivos dessa movimentação toda é de incidir na agenda política, mas não de forma partidária, conversamos com a população para que votem de maneira consciente e, principalmente, votem pela Amazônia”, disse Daniela.

Amazônia de Pé e de Axé!

Praça do Papa
08h às 09h: Pedalada com a campanha Amazônia Passa Aqui.
Saída às 8h20 em frente ao Projeto Tamar em direção ao Mucane

Museu Capixaba do Negro
09h às 10h: Café da manhã e abertura
10h às 11h: Aula de yoga com o instrutor Gers Om
11h às 12h: Aula de Dança Afro com Mestre Cláudio Nascimento
09 às 12h: Exposição de artesanato e Coleta de assinaturas.
14h às 16h: Roda de conversa com os coletivos participantes, com o Cacique Pedro da Aldeia Guarani e Coral Kuara’y Retxakã de Aracruz
16h às 17h: Lanche Temático
17h às 19h: Roda-ato de Capoeira Angola com o Grupo de Capoeira Angola Volta ao Mundo
14h às 19h: Exposição de artesanato e coleta de assinaturas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA