17.9 C
Vitória
terça-feira, 24 maio, 2022

Procon-ES notifica Shopee após denúncia de lojistas

A Shopee foi notificada e vai ter 10 dias para apresentar sua defesa. Foto: Divulgação (Governo do ES)

Segundo a denúncia recebida pelo Procon-ES, a empresa estaria enviando produtos para os consumidores sem a nota fiscal

Por Josué de Oliveira

A Shopee (Shps Tecnologia e Serviços Ltda) foi notificada pelo Procon Estadual a esclarecer, no prazo de dez dias, denúncias de que a empresa estaria enviando os produtos aos consumidores sem a nota fiscal, o que fere o direito do consumidor à informação.

A denúncia foi feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracruz e afirma que todos os produtos enviados pela Shopee, embora não contivessem a nota fiscal, foram entregues com a declaração de conteúdo, documento utilizado nas hipóteses em que a nota fiscal não é obrigatória, ou seja, quando o objeto a ser enviado não estiver sujeito à tributação.

“O documento garante a proteção dos consumidores e reflete na observância ao direito à informação. O Código de Defesa do Consumidor visa a proteger os consumidores da ausência de informações adequadas e claras sobre os produtos e serviços. A informação é um direito básico do consumidor e um dever do fornecedor”, afirmou o diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde

A partir do recebimento da notificação, a Shopee tem o prazo de 10 dias úteis para fornecer os devidos esclarecimentos quanto aos fatos narrados ao Procon-ES. Caso não sejam enviadas as informações no prazo estabelecido, será instaurado procedimento administrativo de ofício para constatação da prática infrativa perpetrada e posterior aplicação de sanção.

A reportagem da ES Brasil não conseguiu contato com a empresa. Assim que houver, a matéria será atualizada.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade