26.9 C
Vitória
terça-feira, 31 março, 2020

Vai fazer Enem neste domingo (04)? Confira as dicas

Leia Também

Especialistas discutem soluções para a Região Metropolitana

Durante o ES Brasil Debate, realizado em Vitória, gestores apresentaram possibilidades de melhoria para "destravar" a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) Discutir soluções integradas...

Novo coronavírus: automedicação pode ser um perigo

Muitas pessoas buscam a farmácia mais próxima para comprar vários remédios, inclusive os usados no tratamento da malária e do lúpus. Cuidado com a automedicação!

Sobe para 84 casos confirmados do novo coronavírus no ES

Subiram para 84 o número de confirmados do coronavírus. Seriam 85, devido a um paciente do Rio de Janeiro que buscou atendimento em uma unidade de saúde local.

ES registra três casos de transmissão comunitária

A partir desse nível de contaminação, o Estado passa para o mesmo estágio de transmissão que RJ e SP. Novos testes serão adquiridos nesta semana.

O exame será realizado em todo o país neste domingo (4) e no próximo (11)

Além de revisar as matérias e ficar atentos às regras do edital, os candidatos que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 neste domingo (4) e no próximo (11) devem tomar alguns cuidados com a alimentação. Uma dieta equilibrada pode evitar transtornos e ajudar no desempenho do estudante.

Confira algumas dicas de alimentação para se sair bem na reta final de preparação do Enem:

Antes da prova

Nutricionista da Associação de Nutrição do Distrito Federal (ANDF), Simone Rocha, aconselha os candidatos a descansarem na noite anterior e não consumirem bebidas alcoólicas. Desta forma, a preparação começa já no sábado que antecede a realização do Enem. “A dica é fazer um jantar com um pouco mais de carboidrato para que não falte energia durante a realização da prova”, diz.

Como o horário de verão começa no domingo (4) de provas, os estudantes que acordam tarde precisam acordar mais cedo para garantir duas refeições: o café da manhã e o almoço. “Em hipótese nenhuma ele deve sair sem almoçar”, alerta a nutricionista. O café da manhã deve ser mais leve, com sucos, frutas e cereais.

No almoço, é bom evitar alimentos muito gordurosos e comer mais proteína que carboidrato. “A proteína deixa a pessoa em estado de alerta. E o carboidrato deixa em estado de sonolência. Não é hora de macarronada nem de lasanha congelada”, reforçou Simone. Mas atenção: é preciso consumir o mínimo de carboidrato para não sentir muita fome na hora do exame.

Durante o exame

Manter-se hidratado e não comer chocolate são as duas principais dicas a serem seguidas durante a realização das provas. Embora seja muito comum ver candidatos com esse tipo de alimento, Simone lembra que eles dão uma energia imediata, mas são muito gordurosos e podem tirar a pessoa do foco.

“O ideal é levar frutas. Cuidado na hora de levar barra de cereal. Algumas barras têm mais açúcar que cereal. Prefira barras com castanhas e frutas”, disse.

Café, somente antes de fazer a prova. Para quem tem necessidade de comer alimentos salgados, a orientação é levar castanhas, amendoim e nozes.

Outra dica da nutricionista é em relação aos termogênicos: “Se a pessoa nunca tomou, não tome no dia antes da prova, nem no dia da prova. Ela pode sofrer sequelas, ficar muito agitada e não se concentrar”.

No fim

Terminadas as provas, é hora de readequar a dieta ao padrão e regular o relógio biológico por conta do horário de verão. Durante a semana, o estudante deve ficar atento aos alimentos que consome para não ter nenhum problema e conseguir revisar os estudos antes do segundo domingo de exame.

*Da redação com informações do Governo Federal

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Consumo de internet aumenta 25% durante isolamento social

Por conta do isolamento social, o consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo.

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Vida Capixaba

19 de Julho: 3ª Corrida Amaes Azul

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

PRF recebe doações de alimentos e kits de higiene para caminhoneiros

A ideia da campanha Siga em Frente, Caminhoneiro é minimizar os efeitos da situação causada pelo novo coronavírus e possibilitar condições de trabalho.

Festival promove apresentações de artistas nas mídias sociais

O Festival Fico em Casa, uma ideia que permite ao internauta a contemplar apresentações de nomes do rock, indie, samba, funk, MPB e muito mais.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização
Continua após publicidade