23.3 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Primeiro café especial com conilon será lançado em junho

Primeiro café especial com conilon será lançado em junhoO primeiro café especial com o conilon produzido no Espírito Santo já tem data para entrar no mercado. O lançamento oficial do novo produto será na Conferência Internacional de Coffea canéfora, que acontece de 11 a 15 de junho, em Vitória.

A novidade, inédita no mercado de cafés especiais de torrefadoras, foi confirmada nesta sexta-feira (20), durante a 24ª Feira Anual da Associação Americana de Cafés Especiais (Specialty Coffee Association of América – SCAA), que ocorre até domingo (22), na cidade de Portland, nos Estados Unidos.

- Continua após a publicidade -

“Nossas previsões se confirmaram. A presença do conilon capixaba aqui na feira foi um investimento direcionado para ampliar o mercado, garantindo e gerando mais renda para os produtores. A qualidade do conilon produzido no Espírito Santo evoluiu muito e a presença dele em blends de cafés especiais era uma questão de tempo”, comemora o secretário da Agricultura do de Estado do Espírito Santo, Enio Bergoli.

O novo produto será da torrefadora mineira ‘Santo Antonio Estate Coffee’, da cidade de Santo Antônio do Amparo, que é membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (Brazil Specialty Coffee Association – BSCA). O empresário Henrique Cambraia conheceu o produto capixaba no estande institucional que o Governo do Estado do Espírito Santo montou na feira da SCAA, para garantir a participação de uma comitiva capixaba no encontro.

“O novo produto será um blend do café arábica da Santo Antonio com o conilon Cereja Descascado de um produtor do município de Santa Teresa. A amostra do produtor teresense foi uma das 20 que trouxemos para as sessões de degustação programadas em nosso estande, direcionadas para especialistas e empresários”, destaca o presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo.

O ingresso do conilon no mercado de cafés especiais é inédito no segmento das empresas associadas a BSCA, que atua para congregar produtores de cafés especiais, difundir a produção de cafés especiais brasileiros e estimular o constante aprimoramento técnico e a maior eficiência na comercialização deste tipo de produto superior.

A cafeicultura de conilon no ES
Em 2012, o café conilon completa 100 anos de existência no Espírito Santo, sendo 40 anos de cultivo comercial. Ao logo desse período, a atividade econômica originada pela cafeicultura desta variedade tornou-se a maior e a mais importante para os municípios do interior Capixaba.

Atualmente o Espírito Santo é o maior produtor do Brasil, com 75% da produção nacional. O sucesso do incremento da cafeicultura de conilon no Estado deve-se diretamente as ações coordenadas pela administração estadual. Por ano, o investimento para a manutenção e desenvolvimento da cafeicultura como um todo aproxima-se dos R$ 60 milhões.

Nesses 40 anos de cultivo comercial, a produção de conilon capixaba passou de 400 mil sacas (1972) para 8,5 milhões de sacas (2011) e os municípios capixabas que mais produzem a fruta são Vila Valério, Jaguaré, Nova Venécia, Rio Bananal, Sooretama, Linhares, São Mateus, Colatina, São Gabriel da Palha e Pinheiros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA