Fevereiro de chuva e calor no ES

es brasil_previsão do tempo
Foto: Reprodução/ Internet

Previsão aponta para chuvas acima da média e calor intenso

O mês de fevereiro, embora faça parte do período chuvoso, é característico pela diminuição dos acumulados de chuva em comparação aos demais meses do período. Para este ano, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê alto volume de chuvas e termômetros acima da média em grande parte do Espírito Santo.

As previsões foram divulgadas na manhã desta terça-feira (04), pela coordenação de meteorologia do Incaper, com a previsão para todo o mês de fevereiro.

“As condições observadas apontam para dois prognósticos de chuva em áreas distintas: mais provável na categoria dentro do normal nas regiões Nordeste e Norte do Estado; e mais provável na categoria acima do normal nas regiões Sul, Serrana, Grande Vitória e Noroeste. A temperatura média deve ficar acima do normal em todo o Estado”, disse Hugo Ramos, coordenador de meteorologia do Incaper.

Os maiores acumulados de chuva no Estado não superam os 150 mm nas proximidades do Caparaó, enquanto o centro-sul capixaba e as proximidades de Ecoporanga a Pancas observam de 90 mm a 120 mm de chuva. Nas demais áreas do Estado, em média, a chuva ao longo do mês não passa dos 90 mm.

A temperatura média observada para o mês de fevereiro se distribui entre 26°C e 28 °C em quase toda a metade norte do Estado, região da Grande Vitória, no Vale do Itapemirim e no litoral sul. As demais áreas do Espírito Santo apresentam, em média, de 24 °C a 26 °C, sendo que algumas localidades da região Serrana atingem, em média, de 20 °C a 22°C. Os trechos mais altos das proximidades do Caparaó na região Sul registram entre 14 °C a 16 °C, em média.

es brasil_incaper_previsão do tempo
Mapa enviado pelo Incaper.

A previsão climática de janeiro, que indicava um volume de chuva acima da média para o Estado, se confirmou. As chuvas causaram prejuízos em vários municípios capixabas. A atualização da previsão do tempo bem como os avisos meteorológicos especiais, quando o caso, podem ser acessados em: https://meteorologia.incaper.es.gov.br/