23.8 C
Vitória
sexta-feira, 3 dezembro, 2021

DANI
MEDEIROS

Prêmio Jabuti 2021 entra na reta final e anuncia últimos finalistas

Estão na disputa, agora, cinco livros em cada uma das 20 categorias

Por Maria Fernanda Rodrigues (Agência Estado)

Mais tradicional prêmio literário do País, o Jabuti revelou a última lista de finalistas nesta terça-feira, 16. Estão na disputa, agora, cinco livros em cada uma das 20 categorias. Na semana passada, a Câmara Brasileira do Livro havia anunciado a primeira lista de finalistas do Jabuti, com 10 concorrentes.

José Falero, com Os Supridores (Todavia); Jeferson Tenório, com O Avesso da Pele (Companhia das Letras); Santiago Nazarian, com Fé no Inferno (Companhia das Letras); Marcela Dantés, com Nem Sinal de Asas (Patuá); e Michel Laub, com Solução de Dois Estados (Compahia das Letras) são finalistas da categoria romance.

Maria Lúcia Alvim, que morreu em 2020 vítima da covid-19, está na final de poesia com Batendo Pasto (Relicário). Concorrem ainda A Mulher Submersa (Urutau), de Mar Becker; O Dia em que fui Santa Joana dos Matadouros (Cepe), de Jussara Salazar; O Movimento dos Pássaros (Martelo), de Micheliny Verunschk; e O Mundo Mutilado (Quelônio), de Prisca Agustoni Pereira. Foi da categoria poesia que saiu, em 2020, o Livro do Ano (Solo Para Vialejo, de Cida Pedrosa, publicado pela Cepe).

O vencedor de cada categoria ganha R$ 5 mil e a estatueta do Jabuti. E os premiados dos eixos Literatura e Não Ficção concorrem ao Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil.

Entre as categorias de não ficção está Biografia, Documentário e Reportagem, e os finalistas são A República das Milícias: Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia), de Bruno Paes Manso; Caí na Estrada com os Novos Baianos (Agir), de Marília Aguiar; Mataram Marielle (Intrínseca), de Chico Otavio e Vera Araújo; Vala de Perus, Uma Biografia: Como um Ossário Clandestino foi Utilizado para Econder mais de mil Vítimas da Ditadura (Alameda), de Camilo Vannuchi; e Vaza Jato: Os Bastidores das Reportagens que Sacudiram o Brasil (Mórula), de Letícia Duarte.

A cerimônia de premiação do Jabuti 2021 será no dia 25, às 19h, online pelo segundo ano seguido por causa da pandemia de covid. O mestre de cerimônia será o ator Dan Stulbach. O Prêmio Jabuti é organizado pela Câmara Brasileira do Livro e tem como curador desta edição o editor Marcos Marciolino. Participam do conselho curador, ainda, Ana Elisa Ribeiro, poeta; Bel Santos Mayer, educadora social e nome importante na discussão de criação de bibliotecas comunitárias e acesso à leitura; Camile Mendrot, editora e proprietária do estúdio de produção editorial Ab Aeterno; e Luiz Gonzaga Godoi Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

 

Continua após publicidade

Mais Target

Blogs e colunas