23.9 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Prazo para Relatório de Transparência Salarial acaba na segunda (29)

Material servirá para apontar distorções entre homens e mulheres no mercado de trabalho

Por Gustavo Costa

Empresas com mais de 100 funcionários têm até a próxima segunda-feira (29) para preencher ou retificar o chamado Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios do primeiro semestre. As informações devem ser enviadas para o site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

- Continua após a publicidade -

A fiscalização foi pensada como forma de reparar a discriminação salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo no país. Inciativa do MTE e o Ministério das Mulheres, o relatório cumpre determinação do Decreto 11.795, publicado em novembro.

Todos os dados recolhidos serão consolidados em um relatório do MTE e disponibilizados para disseminação, tal como determina a legislação em março de 2024. A multa para não entrega dos dados pelas empresas pode chegar a 3% da folha de pagamento, com limite de 100 salários mínimos.

O lançamento do ambiente virtual para preenchimento obrigatório do formulário foi feito pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. A ministra lembrou que a proposta não deve ser entendida como uma caça às bruxas pelas empresas. “O governo não quer perseguir empresas. Queremos promover um processo civilizatório no Brasil, e isso passa pela garantia de direitos, passa por igualdade”, falou.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA