26.9 C
Vitória
terça-feira, 3 DE dezembro DE 2024

Podemos e Republicanos venceram em 5 das 6 prefeituras da Grande Vitória

Dobradinha Podemos/Republicanos só não levou a Prefeitura da Serra na Grande Vitória

Por Robson Maia

Os partidos Podemos e Republicanos conquistaram, juntos, cinco das seis prefeituras dos municípios capixabas que compõem a Região Metropolitana, a popular Grande Vitória. A exceção ficou para os municípios da Serra e Cariacica, onde o PDT e o MDB venceram as disputas.

No saldo geral das prefeituras capixabas, os dois partidos, juntos, faturaram 19 prefeituras do 78 municípios do estado. Podemos e Republicanos saíram como uns dos principais campeões no campo da centro-direita, com 11 e 8 prefeitos eleitos, respectivamente.

No recorte da Grande Vitória, a dobradinha conquistou 5 das 7 prefeituras: Eleazar Lopes (Podemos), em Fundão; Rodrigo Borges (Republicanos), em Guarapari; Wanderson Bueno (Podemos), em Viana; Lorenzo Pazolini (Republicanos), em Vitória; Arnaldinho Borgo (Podemos), em Vila Velha.

- Publicidade -

A dupla poderia ter ampliado a conta, com o maior reduto eleitoral do Espírito Santo, a Serra, contudo, o candidato do Republicanos, deputado estadual Pablo Muribeca, não conseguiu interromper a sequência do PDT, que levou a disputa com Weverson Meireles, apoiado por Sergio Vidigal.

Confira os desempenhos

  • Cariacica

Sem representantes dos partidos da disputa no município, o MDB foi quem faturou a prefeitura. Euclério Sampaio foi reeleito prefeito do município de Cariacica. O candidato obteve 168.771 votos, correspondendo a 88,41% dos votos no total.

  • Fundão

Eleazar Lopes, do Podemos, foi eleito prefeito de Fundão (ES). Ao fim da apuração, Eleazar Lopes teve 6.203 votos, 53,31% dos votos válidos.

  • Guarapari

Rodrigo Borges, do Republicanos, foi eleito prefeito de Guarapari. O candidato obteve 41%24 dos votos, correspondendo a 70.060 dos votos no total.

  • Serra

Weverson Meireles foi eleito prefeito da Serra com 138.071 votos, correspondendo a 60,48% dos votos no total. O candidato derrotou Pablo Muribeca, do Republicanos, que ficou em segundo lugar com 39,52%, com 90.227 votos. A disputa foi a única de 2º turno no Espírito Santo. No município de Serra foram registrados 242.267, 2,70%  votos brancos e 3,07% votos nulos.

  • Vila Velha

Arnaldinho Borgo (Podemos) foi reeleito prefeito de Vila Velha para os próximos quatro anos. 

  • Vitória

Lorenzo Pazolini, do Republicanos, foi reeleito prefeito do município de Vitória, capital do Espírito Santo. O candidato obteve 105.599 votos, correspondendo a 56,22% dos votos no total.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA