29.4 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Plástico e microplástico: a nova ameaça emergente

“O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica” é o primeiro tema no debate nacional do Dia do Meio Ambiente

Por Rafael Goulart

Há 51 anos, pela primeira vez, 113 países se reuniram em Estocolmo, na Suécia, para discutir o meio ambiente, dando início ao Programa das Nações Unidas para O Meio Ambiente (PNUMA).

- Continua após a publicidade -

De lá para cá, a devastação ambiental aumentou e as consequências se intensificaram e diversificaram. A contaminação e esgotamento das águas, solos cultiváveis e alimentos é mais um grande desafio global que as sociedades do século XXI tem que enfrentar.

Mas, se nas duas primeiras décadas deste século, as secas, as ilhas de lixo, o esgotamento de solos, a contaminação por agrotóxicos e metais pesados já era assunto conhecido, na terceira década, a novidade é o microplástico.

Estudos recentes, de 2020 e 2022, apontaram a presença de microplástico em placentas de recém-nascidos, leite materno humano, caules de árvores e na corrente sanguínea de animais, inclusive humanos.

Devido a emergência do problema, o tema é o centro das atenções da campanha do Dia do Meio Ambiente organizada pelo PNUMA.

No ambiente nacional, “O Brasil em Busca de Soluções para a Poluição Plástica” é o primeiro tema no debate.

Já na conferência da PNUMA (ONU) que acontece na Costa do Marfim, representantes de 150 países debaterão as soluções para o problema do plástico.

De acordo com a instituição, a humanidade produz atualmente mais de 430 milhões de toneladas de plástico anualmente.

O dado fica pior ao constatar dois terços do plástico produzido é destinado a uma “curta duração”, ou seja, embalagem e outros produtos que serão descartados ou inutilizados em pouco tempo.

A organização estima que despoluição do plástico no mundo terá um custo estimado entre 300 e 600 bilhões de dólares por ano.

Linhares

Nesta segunda-feira (05) acontece em Linhares, uma exposição de itens retirados da Lagoa do Interlagos.

A ideia é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. A exposição, que ocorre das 9h às 15h, na esquina do Mercado Municipal, no centro da cidade, apresentará itens retirados da Lagoa do Interlagos durante uma ação de limpeza em parceria com a Loja Maçônica Vigilância e Progresso nº88.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA