PIB capixaba cresce pela segunda vez consecutiva

Foto: Codesa

PIB: o Produto Interno Bruto do Espírito Santo registrou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o último trimestre de 2016. Fecomércio-ES aposta em resultados ainda melhores para este ano.

O PIB – Produto interno Bruto – do Espírito Santo conquista a segunda alta consecutiva. Registrou crescimento de 2,3% no primeiro trimestre de 2017, na comparação com o último trimestre de 2016. No quarto trimestre de 2016, já havia crescido +1,6% comparado ao trimestre anterior. Isso após apresentar resultados negativos durante sete trimestres seguidos.

Ainda segundo os dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), na comparação de janeiro a março deste ano em relação a igual período de 2016, não houve variação.

O índice acumulado dos últimos quatro trimestres (março de 2016 a março de 2017) marcou queda de 9,3%, totalizando R$ 135, 1 bilhões. Resultado melhor que o acumulado nos quatro trimestres anteriores (dez/2015 a dez/2016), com retração de 12,2%.

Expectativas PIB
Foto: Jackson Gonçalves

Na avaliação de José Lino Sepulcri, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), o cenário deve ficar ainda mais positivo. “Já é possível vislumbrar uma pequena melhora em relação aos últimos anos. Estamos trabalhando e torcendo para que os resultados sejam melhores em 2017”, declara Sepulcri.

 

Para o Brasil, os resultados da pesquisa apontam que no primeiro trimestre de 2017 o PIB cresceu 1% em relação ao trimestre anterior. Para 2018, a previsão da taxa de crescimento do PIB brasileiro é de 2%, segundo Boletim Focus do Banco Central do Brasil.

Cálculos

O PIB do Espírito Santo é calculado anualmente pelo IJSN, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados são divulgados com uma defasagem temporal de dois anos. A partir de 2009, o IJSN passou a calcular o Indicador de PIB Trimestral. Ele reflete a situação econômica no curto prazo, antecedendo o cálculo do PIB anual.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome