Operação Blockbuster 2: Polícia Federal desarticula quadrilha que exportava a droga em blocos de mármore.
A Polícia Federal no Espírito Santo deflagrou na manhã desta segunda-feira (25) a Operação Blockbuster 2. O objetivo é desarticular uma associação criminosa ligada ao tráfego de drogas. O grupo exportava para Europa blocos de mármore com compartimentos secretos recheados de cocaína.
No Espírito Santo, a Operação Blockbuster 2 envolveu 35 policiais. O superintendente regional de Polícia Federal participa de uma entrevista coletiva à imprensa capixaba às 14 horas desta segunda-feira (25) no auditório da Superintendência de Polícia Federal no Espírito Santo, em São Torquato, Vila Velha.
A Polícia Federal cumpriu seis mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Também foram bloqueados bens e apreendidos quatro blocos de mármore prontos para exportação.
A primeira apreensão ocorreu nos dias 26 e 27 de março de 2016, na Bélgica. As autoridades encontraram 1.485 quilos de cocaína em três blocos. Já a segunda apreensão, também naquele país, aconteceu em 30 de abril de 2016, quando foram apreendidos 927 kg da droga.
Operação Blockbuster 1
Em abril deste ano, a Polícia Federal prendeu um mexicano suspeito de tentar exportar 123 kg de cocaína dentro de um bloco de granito. A prisão aconteceu quando ele tentar retornar para o México, no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória. A operação recebeu o nome de ‘Blockbuster’. Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão.
Os policiais apreenderam a droga em Vila Velha. O suspeito teria despachado a cocaína na Serra. Então, a polícia cumpriu os mandados antes de prepararem o envio.