21 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

Pertinho de Vitória, Vila de Santa Cruz é ideal para quem busca tranquilidade

Este mês a ES Brasil convida você a conhecer a Vila de Santa Cruz, um calmo vilarejo situado a poucos quilômetros de Vitória. Pertencente ao distrito de Santa Cruz, localizado em Aracruz, o lugar é o refúgio ideal para quem busca tranquilidade e aprecia as belezas naturais. Além disso, é conhecida por conservar suas características de pequeno povoado, com ruas estreitas, pracinhas, igrejas e casarões antigos, que falam tudo sobre os 451 anos de sua história.

Beleza bucólica e tranquilidade
As praias, de águas calmas e mornas, ladeadas por muitas sombras e por vegetação de restinga preservada, são um dos atrativos da Vila de Santa Cruz. O manguezal do Rio Piraquê-Açu, que é considerado um dos maiores da América Latina, atrai pesquisadores interessados nas muitas espécies presentes na área, além de ser um dos suportes da economia local, baseada na pesca. Fica a dica: os restaurantes do vilarejo servem os melhores pratos de mariscos do Estado!

Para os turistas que admiram antiguidades, a pequena e charmosa vila sedia a Igreja Católica de Santa Cruz, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1986. Construída em 1836, a igreja ficou famosa depois de ter causado admiração a Dom Pedro II, na ocasião de sua visita a Santa Cruz, em 1860. A vila, por si só, guarda inúmeros detalhes que traduzem a rica história do local.

Passeio de escuna: a natureza pede passagem
Há 16 anos o passeio de escuna é realizado no rio Piraquê-Açu e continua sendo a opção preferida dos turistas que buscam paz e contato com a natureza. Com cerca de duas horas de duração, o passeio pelo rio revela paisagens belíssimas, vegetação intocada, além de muitas variedades de espécies, como garças e golfinhos. A embarcação, capaz de acomodar 70 passageiros, sai da Vila de Santa Cruz e segue pelo rio. Depois de uma hora de trajeto, atraca em um bar flutuante. É nessa hora que os turistas podem mergulhar e curtir de perto a paisagem. Se você for visitar a Vila, não deixe de fazer o passeio!

Os melhores mariscos do Estado!
A fama dos restaurantes da região é conhecida em todo o país. Turistas de várias partes do Brasil já saborearam os mariscos, servidos fresquinhos nos estabelecimentos. O restaurante Irajá, que atua há 48 anos na cidade, é um dos mais conhecidos e frequentados da Vila de Santa Cruz. O carro-chefe da casa é a Paella, servida com os melhores e maiores camarões da região. De acordo com o proprietário do restaurante, Itamar Tadeu Marina, os frutos do mar servidos no Irajá são frescos, diretamente do mar de Aracruz. “Nosso cardápio possui 20 pratos tropicais da terra, que incluem não apenas frutos do mar, mas também outros tipos de carnes”, fala. Além das delícias servidas, o local oferece aos clientes um ambiente agradável e comodidade: tem capacidade para cerca de 220 pessoas e possui um grande estacionamento, com manobrista.

Como chegar:
O distrito de Santa Cruz fica a aproximadamente 55 Km de Vitória, seguindo pela BR-101 na direção norte.
(tem foto do mapa no servidor)

Serviço:
Secretaria Municipal de Turismo de Aracruz
Tel.: (27) 3296-4025

Restaurante e Hotel Irajá
Avenida Piraquêaçu, s/nº
Santa Cruz, Aracruz, ES
Tel: (27) 3250-6088

Viking Ecoturismo Náutico
Avenida Piraquêaçu
Santa Cruz, Aracruz, ES
Tel: (27)3250-6260

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade