20.5 C
Vitória
domingo, 13 junho, 2021

Estudo: perfil genético torna paciente mais vulnerável à covid

Pesquisa de uma escola de medicina do Paraná (PR) verificou que o perfil genético pode tornar pacientes mais suscetíveis para desenvolver a covid-19.

Por Munik Vieira
Com informações da Agência Brasil

A pesquisa analisou amostras de 30 pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus e também pelo H1N1 em Curitiba, entre abril e setembro de 2020.

De acordo com a professora da escola de medicina que participou do projeto, Lúcia de Noronha, já havia desconfiança dos pesquisadores em relação ao perfil genético.

“Alguns pacientes desenvolveram a covid-19 leve, enquanto outros tinham a forma mais grave da doença. Há casos de, em uma mesma família, algumas pessoas pegarem a covid-19 e outras não, outras ainda ficarem assintomáticas, algumas terem a forma leve. Portanto, isso aponta para um padrão genético que possa ter uma suscetibilidade”, destacou.

Segundo Lúcia, se há outras pessoas além de idosos e pacientes com comorbidades internados indo a óbito, isso significa que não são esses somente os suscetíveis. Do mesmo modo, há outras pessoas que são suscetíveis, e isso pode se dar pelo o fator genético.

Para os pesquisadores, o único modo de saber se a pessoa é mais suscetível ou não à covid é realizando o teste genético. Entretanto, o valor do teste pode chegar a R$ 1 mil, o que impede a testagem em massa de pessoas.

O artigo completo com o estudo “Lung Neutrophilic Recruitment and IL-8/IL-17A Tissue Expression in COVID-19” pode ser acessado por meio deste link.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade