27.7 C
Vitória
sexta-feira, 6 DE dezembro DE 2024

Pazolini lidera corrida eleitoral para Prefeitura de Vitória

Pesquisa aponta atual prefeito Lorenzo Pazolini como favorito à reeleição com 33,1% dos votos

Por Robson Maia

O atual prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera as pesquisas de intenções de votos na disputa eleitoral pela Prefeitura de Vitória em 2024. O levantamento divulgado nesta semana pelo Paraná Pesquisas mostrou que o chefe do Executivo tem a preferência de 33,1% dos eleitores entrevistados na capital.

O levantamento foi realizado na capital capixaba entre os dias 14 e 17 de setembro. A empresa de pesquisas ouviu 720 eleitores seguindo os critérios do estudo. O grau de confiança do estudo é de 95%, com margem de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais.

Pesquisa aponta atual prefeito Lorenzo Pazolini como favorito à reeleição com 33,1% dos votos
Pesquisa aponta atual prefeito Lorenzo Pazolini como favorito à reeleição com 33,1% dos votos

No primeiro cenário, em que são levados em conta apenas os nomes que confirmaram a pré-candidatura, Pazolini aparece com 33,1%, à frente do ex-prefeito e atual deputado estadual João Coser (PT), que possui 20,4% das intenções de voto. Distantes, aparecem Capitão Assumção (PL), com 11%, a deputada estadual Camila Valadão (Psol), com 9,2%, o ex-prefeito Luiz Paulo, com 9%, e Tyago Hoffmann, com apenas 1,4%. 9% declaram intenção de voto nulo, branco ou nenhum, enquanto 6,1% não soube responder.

- Publicidade -

No segundo cenário, em que foram considerados nomes que não confirmaram candidatura, o ex-prefeito Luciano Rezende (Cidadania) aparece na terceira posição, com 11,7% dos votos. Confira abaixo:

Luciano Rezende (Cidadania) aparece na terceira posição, com 11,7% dos votos
Luciano Rezende (Cidadania) aparece na terceira posição, com 11,7% dos votos

A pesquisa do Paraná Pesquisas mostrou também que o petista João Coser tem a maior rejeição entre os pré-candidatos ao Executivo da capital. O ex-prefeito teve o nome desaprovado por 28,3% dos eleitores. Capitão Assumção (24,7%), Lorenzo Pazolini (18,8%), Camila Valadão (14,7%) e Luciano Rezende (12,1%) completam a lista.

Analista reforça estágio inicial da corrida eleitoral

Para o analista político André Pereira, as pesquisas iniciais podem servir como indicativo, mas não necessariamente refletem o cenário do próximo ano. Segundo ele, devido à distância do processo eleitoral – pouco mais de um ano – o foco do momento deve ser na formação de alianças políticas e construção do projeto político.

“Temos que ter em mente duas situações que se complementam. De um lado a gente já vê a movimentação dos atores políticos, em especial nas grandes cidades (…), em torno de alianças, candidaturas, nomes competitivos, laboratórios. Porém, na cabeça do eleitor comum, ele não está ligado ainda na eleição. Se você fizer o levantamento, você já sabe que vai ter eleição, mas não se sabe ao certo qual caminho exato a ser seguido”, aponta o analista.

Pereira ponderou contraste entre nomes tradicionais da política capixaba e "novatos"
Pereira ponderou contraste entre nomes tradicionais da política capixaba e “novatos” – Imagens: Reproduções

Pereira pondera o contraste entre nomes tradicionais da política capixaba, como Luiz Paulo e João Coser, ao lado de candidatos que surfam em ondas eleitorais consideradas recentes, como nos casos de Capitão Assumção e Camila Valadão.

“Me chama atenção na pesquisa os nomes tradicionais ao lado de outros nem tão tradicionais assim, mas que estão ocupando espaço. Por exemplo, temos o João (Coser), nome histórico do PT e do outro lado o Capitão Assunção, que já é uma figura que apareceu nessa nova onda política e se colocou para o eleitorado à direita. (…) Então a pesquisa serve como um mapa, como um guia, quase um GPS para os partidos, mas o caminho é longo. No entanto, vemos uma rota para ser acompanhada. ”

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA