Uma parceria feita entre a Prefeitura de Vitória e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) promete dinamizar ainda mais as atividades que são oferecidas na Fábrica de Ideias, espaço situado no bairro de Jucutuquara.
Dentre as novidades estão o Centro de Referência em Inovação e Arte (Cria), o Centro de Referência em Educação Empreendedora e Inovação Aberta (Creia), o Centro de Apoio ao Empreendedor e o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância, com cursos de pós-graduação, incubadoras e empresa júnior voltadas para o empreendedorismo.
O termo de cessão de uso compartilhado das instalações dos novos projetos, foi assinado no dia 28 de março, pelo prefeito Luciano Rezende e pelo reitor do Ifes, Denio Rebello Aranes. “Ações desse tipo vão dar continuidade ao projeto original da Fábrica e tornar Vitória uma cidade mais inteligente e atrativa para investidores e turistas”, destacou o prefeito Luciano Rezende, durante a solenidade, que contou com a participação de diversos empresários do ramo de inovação, além empreendedores, comunidade acadêmica e parlamentares.
O reitor do Ifes também destacou a importância desta parceria para os capixabas. “A Fábrica de Ideias vai ser um exemplo para todo o país com as ações que vamos levar por meio da parceria. Não vamos deixar de fazer educação, mas iremos também ofertar outras atividades na área de inovação, arte e criatividade. Isso tudo faz parte do desenvolvimento do Ifes, do escopo de atuação do Instituto, que já possui mais de cem anos”.
O presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo (Sindinfo), Luciano Raizer, acredita o espaço multifuncional será uma importante ferramenta para o desenvolvimento e o fortalecimento do setor de tecnologia no Estado.
“Com essa parceria, a cidade sai na frente com uma visão inovadora, além de criar uma nova perspectiva para os jovens estudantes, dos cursos iniciais, ou para aqueles que já participam dos cursos técnicos para a profissionalização e a criação de oportunidades de empregos”, afirmou.
A arte, a inovação, a cultura e o empreendedorismo criativo também estarão muito presentes na Fábrica de Ideias, conforme aponta o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling. “Esse será um espaço multifuncional que vai articular, no âmbito da Economia Criativa, eventos, capacitação e consultoria voltados à formação de empreendedores e técnicos, assim como à produção e difusão cultural para inclusão social e inovação”.
O espaço contará ainda com diversas outras iniciativas como o projeto Acelera Vix (uma aceleradora de empresas de inovação baseada na metodologia do Startup Brasil, que também vai dar suporte a esta iniciativa, juntamente com a Incubadora de Empreendimentos do Ifes); a Empresa Junior (que irá prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, entidades e para a sociedade em geral nas suas áreas de atuação); o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância; entre outros.