Espetáculo gratuito acontece nesta quarta (5), às 19h30 e traz repertório de cantigas populares regionais nas vozes de 16 cantores cegos
Por Mariah Friedrich
Em um espetáculo que celebra a música e a inclusão, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos se apresenta nesta quarta (5), às 19h30, no Teatro da Ufes, localizado no campus de Goiabeiras, em Vitória, com entrada gratuita.
A apresentação abre a temporada de 2024 com repertório que foi sucesso de público na primeira edição, com seleção que celebra a tradição oral brasileira, trazendo 20 cantigas tradicionais populares de diversas regiões do país na voz de 16 cantores cegos, executando músicas que representam comunidades quilombolas e indígenas, culturas do boi, bata do feijão, colheitas da cana-de-açúcar e do café e o congo do Espírito Santo.
O coral será acompanhado por arranjos de Tarita de Souza para voz, piano e percussão corporal que expressam o hibridismo entre popular e erudito da tradição instrumental brasileira, representada por nomes como Guerra Peixe e Villa Lobos.
Na regência, o maestro Thomas Davison encara o desafio de reger pessoas que não enxergam as suas mãos e utiliza de estalos de dedos, palmas, batidas dos pés no chão e movimentos.
Os cantores cegos dividem o palco com os atores da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, que trarão performatividade e dramaticidade nas cenas.
Ainda este ano, a Orquestra Brasileira de Cantores Cegos começa a preparar um novo espetáculo, com um novo repertório, que ainda será divulgado e tem apresentações previstas para o segundo semestre de 2024.
Confira a gravação de uma das apresentações da primeira temporada de espetáculos do grupo, realizada em 2023:
“]
Serviço
Orquestra Brasileira de Cantores Cegos
Quarta-feira (5), 19h30
Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo – Avenida Fernando Ferrari, 514, Campus Universitário de Goiabeiras, Vitória.
Entrada gratuita – Ingressos retirados na bilheteria 1 hora antes do espetáculo