Evento premiou mais de 20 artistas e produtores da música capixaba, além de realizar homenagem a Alexandre Lima
Por Jessica Coutinho
Em uma noite marcada por homenagens e pela celebração da música local, o 3º Prêmio da Música Capixaba reconheceu os destaques da cena musical do Espírito Santo. Realizado no Teatro da UFES, nesta terça-feira (29), o evento premiou artistas, entidades e profissionais técnicos em 26 categorias, destacando a diversidade e a qualidade da produção musical capixaba.
“Mapeamos 65 álbuns e 85 EPs capixabas lançados em 2023, o que mostra que nossa produção musical é forte e rica. Obrigado por estarem conosco nesse momento que reconhece os talentos da música capixaba”, declarou Daniel Morelo, diretor da MM Projetos Culturais e organizador do evento.
Entre os destaques da noite, os prêmios de Melhor Álbum para Cesar MC, por “Ligações Estranhas”; Melhor Música para Caju, por “Sinestesia”; Melhor Artista Solo para Budah; e Melhor Banda para o Dead Fish.
A cerimônia teve como ponto alto a homenagem ao músico Alexandre Lima, um dos mais influentes articuladores culturais do estado. Durante toda a premiação, Alê foi lembrado por amigos e parceiros que destacaram sua importância para a cultura capixaba.
O telão exibiu mensagens emocionadas de nomes como Gabriel O Pensador, Zé Geraldo e seu irmão, Amaro Lima, reforçando o legado do artista. “Alex foi um dos maiores articuladores culturais que o Espírito Santo já viu. Nos ensinou a ser a ponte do nosso estado para o Brasil e para o mundo”, comentou Amaro.
O cantor André Prando também prestou homenagem ao músico, interpretando “Água de Benzer” e “Festa no Céu” em um momento que emocionou o público. A família de Alexandre, representada por sua mãe, dona Vera, e suas filhas Sofia e Mariana, recebeu a homenagem no palco. “Só tenho a agradecer a todos vocês. Fiquei muito emocionada com essa homenagem. Agradeço a todos pelo acolhimento. Se não fosse esse mar de gente me empurrando, eu não sei o que seria de mim”, disse Vera Lima.
A terceira edição do prêmio é uma iniciativa da MM Projetos Culturais e do Formemus, realizada em parceria com a Secretaria de Cultura do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC). O evento contou com o patrocínio da ArcelorMittal e apoio da Secretaria de Cultura da UFES e da TVE.
Confira os vencedores do 3º Prêmio da Música Capixaba
- Álbum: Cesar MC – Ligações Estranhas
- Capa: W.I. – Elevado (Artista Visual: W.I)
- Composição: Dan Abranches – Nem Todo Ouro
- EP: Ada Koffi com Entrelaçar e Budah com Budah
- Música: Caju – Sinestesia
- Videoclipe: Ada Koffi – Água Salgada (Direção: Wyucler Rodrigues)
- Show: Luiza Dutra – Meu Canto
- Artista Solo ou Duo: Budah
- DJ: DJ Gegeo
- Grupo/Banda: Dead Fish
- Impacto Social através da Música: Instituto Serenata de Favela
- Instrumentista: Thayza Pizzolato
- Intérprete: Anastácia
- Intérprete de Libras: Sunshine Zanoni
- Destaque LGBTQIAPN+: Afronta
- Linguagens Urbanas: Karolla DJ
- Produção Musical: Rodolfo Simor e JaySant’
- Revelação: Caju
- Destaque Vozes Negras: Sthelô
- Diretor de Palco: Viturino
- Técnico de Luz: Julio Sunderhus
- Luthier: Pablo Moá e Waldez
- Produção Executiva: Sandrinha
- Roadie: Eskerda
- Técnico de Áudio Estúdio: Igor Comério
- Técnico de Áudio Palco: Igor Baba