25.9 C
Vitória
terça-feira, 7 maio, 2024

Operação contra TV por assinatura pirata no ES e em oito estados

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, nesta quinta-feira (08), a terceira fase da Operação 404, com o objetivo de combater crimes de pirataria digital.

Por Munik Vieira

Nos últimos anos, os serviços de TV por assinatura gratuitos se tornaram parte da rotina de muitos brasileiros. O serviço, popularmente conhecido como “gatonet”, oferece funções mais baratas do que aquelas ofertadas pelas operadoras de televisão paga.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), existem cerca de quatro milhões de usuários em todo o país com acesso ilegal aos canais da TV paga. A prática é considerada crime.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública deflagrou, nesta quinta-feira (08), a terceira fase da Operação 404, com o objetivo de combater crimes de pirataria digital, no Espírito Santo e em outros oito estados brasileiros.

Operação contra TV por assinatura pirata no ES e em oito estados
Policiais em ação contra pirataria digital. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e/ou suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.

A ação integrada no combate à pirataria online conta também com a colaboração das embaixadas dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations (HSI) e Departamento de Justiça do Reino Unido no Brasil (IPO – Intellectual Property Office e PIPCU – Police Intellectual Property Crime Unit).

*Com informações da Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA