Obra sobre análise do crime no ES será lançada nesta terça (13)

Foto: Divulgação

A publicação “Geografia do Crime e Arquitetura do Medo” teve a tiragem esgotada e a segunda edição será lançada no Anfiteatro da UVV

Após dois anos da publicação e tamanho sucesso do livro “Geografia do Crime e Arquitetura do Medo”, será realizado o lançamento da 2ª edição da obra, cujo selo é da editora Letra Capital do Rio de Janeiro. O evento será realizado nesta terça-feira (13), no Anfiteatro da Universidade de Vila Velha (UVV), às 18h.

Durante o lançamento, geógrafo e mestre em Arquitetura e Urbanismo, integrante do Instituto Jones Santos Neves e coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles e autor do livro, Pablo Lira, ministrará uma palestra no Seminário “Construindo novos sentidos de Segurança Pública”, a fim de contribuir com novas estratégias e soluções para o setor.

Foto: Reprodução

O livro integra o selo “Coleção Metrópoles” do INCT Observatório das Metrópoles, voltado para a difusão dos nossos resultados de pesquisas relacionados às principais regiões metropolitanas brasileiras. A publicação, lançada em 2014, contou com financiamento da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Vitória, e apoio da Vale e da ONG Andesa.

Em seu estudo, Pablo Lira faz uma análise da “Geografia do Crime” no Espírito Santo e sua relação com as instâncias urbanas, com destaque para o que ele chama de “arquitetura do medo”. Nela, envolvem-se formas (características da arquitetura urbana em função da violência, com edificações reforçadas com grades, câmeras, alarmes e cercas elétricas), funções da cidade, estruturas econômicas, sociais e culturais, além de processos urbanos como de segregação.

O livro mostra que o problema da criminalidade violenta da Grande Vitória, assim como do Brasil, se deve em partes aos processos tardios de industrialização e urbanização. “A súbita transformação da estrutura econômica implicou em alterações na estrutura demográfica, como a intensificação dos fluxos migratórios destinados ao centro urbano capixaba. No livro, abordamos mais isso”, disse.

Além disso, a obra conta com o prefácio escritos pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, Eneida Maria Souza de Mendonça, e pelo membro do departamento de Geografia da Ufes, Cláudio Luiz Zanotelli, apresentação do membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e posfácio escrito pelo ex-secretário de Segurança Urbana do Município de Vitória de João José Barbosa Sana.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome