Obra sobre análise do crime no ES será lançada nesta terça (13)

Foto: Divulgação

A publicação “Geografia do Crime e Arquitetura do Medo” teve a tiragem esgotada e a segunda edição será lançada no Anfiteatro da UVV

Após dois anos da publicação e tamanho sucesso do livro “Geografia do Crime e Arquitetura do Medo”, será realizado o lançamento da 2ª edição da obra, cujo selo é da editora Letra Capital do Rio de Janeiro. O evento será realizado nesta terça-feira (13), no Anfiteatro da Universidade de Vila Velha (UVV), às 18h.

Durante o lançamento, geógrafo e mestre em Arquitetura e Urbanismo, integrante do Instituto Jones Santos Neves e coordenador do Núcleo Vitória do INCT Observatório das Metrópoles e autor do livro, Pablo Lira, ministrará uma palestra no Seminário “Construindo novos sentidos de Segurança Pública”, a fim de contribuir com novas estratégias e soluções para o setor.

Foto: Reprodução

O livro integra o selo “Coleção Metrópoles” do INCT Observatório das Metrópoles, voltado para a difusão dos nossos resultados de pesquisas relacionados às principais regiões metropolitanas brasileiras. A publicação, lançada em 2014, contou com financiamento da Lei Rubem Braga, da Secretaria Municipal de Vitória, e apoio da Vale e da ONG Andesa.

Em seu estudo, Pablo Lira faz uma análise da “Geografia do Crime” no Espírito Santo e sua relação com as instâncias urbanas, com destaque para o que ele chama de “arquitetura do medo”. Nela, envolvem-se formas (características da arquitetura urbana em função da violência, com edificações reforçadas com grades, câmeras, alarmes e cercas elétricas), funções da cidade, estruturas econômicas, sociais e culturais, além de processos urbanos como de segregação.

O livro mostra que o problema da criminalidade violenta da Grande Vitória, assim como do Brasil, se deve em partes aos processos tardios de industrialização e urbanização. “A súbita transformação da estrutura econômica implicou em alterações na estrutura demográfica, como a intensificação dos fluxos migratórios destinados ao centro urbano capixaba. No livro, abordamos mais isso”, disse.

Além disso, a obra conta com o prefácio escritos pela professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufes, Eneida Maria Souza de Mendonça, e pelo membro do departamento de Geografia da Ufes, Cláudio Luiz Zanotelli, apresentação do membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, e posfácio escrito pelo ex-secretário de Segurança Urbana do Município de Vitória de João José Barbosa Sana.

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome