21 C
Vitória
segunda-feira, 15 DE julho DE 2024

O efeito líder faz a estratégia acontecer

Uma estratégia bem estruturada e inteligente é a principal tarefa dos líderes nas organizações para aumentar as chances de sucesso 

Por Adilson Neves

Qualquer que seja a sua estratégia, ela tem um ponto de convergência: os clientes. Tudo começa e acaba com os clientes. Assim que eu escrevi mais um livro, escolhi o título “Estratégias & Liderança – os Segredos dos Grandes Líderes para o Crescimento Sustentável das Organizações” (Editora Ithala Curitiba – Paraná), porque aprendi nesses anos de andanças pelas empresas de que o fator líder faz toda a diferença na condução do negócio rumo ao sucesso.

- Continua após a publicidade -

Sempre gosto de enfatizar: criar estratégia brilhante é fácil; o difícil é colocá-la em prática. Os líderes precisam construir a estratégia junto com o seu time, observando o mercado e antecipando ao máximo o futuro com criatividade e inovação.

Porém, antes de aventurar-se a olhar o futuro, a estratégia correta começa quando entendemos a organização no presente, conhecendo os indicadores mais importantes, principalmente o fluxo de caixa, a margem de lucro, o volume de vendas, os custos fixos e variáveis, o ponto de equilíbrio, o giro do estoque, os investimentos, e sem se esquecer das competências dos integrantes da sua equipe; porque um bom nível de conhecimento é fundamental para o sucesso. Se a sua equipe tem necessidade de novas competências, é preciso treinar, treinar, treinar. Conhecimento é a chave que abre oportunidades para a organização.

Saiba discernir bem quem é mais valioso para o seu negócio e para executar a estratégia. Fique de olho nos talentos e na positividade das pessoas. Desenvolva-os para o foco do que foi planejado. O importante é identificar os pontos fortes de cada colaborador e fazer com que ele se torne ainda melhor. Grande parte dos atletas se torna campeã trabalhando seus pontos positivos exaustivamente. A pessoa certa no lugar certo realmente faz a diferença.

E estratégia tem que ser planejada, acompanhada e revisada porque não é estática, mas absolutamente dinâmica. E para acompanhar, é preciso reunir o time, ver o plano, discutir o que deu certo e o que precisa melhorar, montar planos de ação, responsabilizar os líderes com prazos bem balanceados, e executar. De nada vale um excelente plano sem implementação.

Certamente não apresentei nada de novo até aqui, mas as organizações simplesmente não praticam o básico, o óbvio.

E quero chamar a sua atenção de que há muitas oportunidades no Brasil para quem quer investir, porque o ambiente empresarial nacional ainda oferece muitas chances para negócios inovadores.

Investir com estratégia bem estruturada é mais inteligente, e a chance de sucesso é muito maior, principalmente se o empreendedor descobrir flancos e lacunas no mercado para inovar.

Para finalizar, enfatizo que é preciso fazer da estratégia a sua causa, olhar para ela todos os dias e avaliar os avanços e os desvios de sua execução. Afinal, executar significa encarar a realidade, correr riscos e agir sobre ela, e assim, alcançar o sucesso.

Adilson Neves é professor, consultor em Gestão Estratégica e coach em Desenvolvimento Humano.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba