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sexta-feira, 26 abril, 2024

Novo Ensino Médio Capixaba: entenda as mudanças

O Espírito Santo avança nas ações de implementação do Novo Ensino Médio Capixaba

Por Munik VIeira

Neste ano, 62 escolas da Grande Vitória já contam com a ampliação da carga horária mínima anual (1.000 horas), com a implementação dos componentes integradores na parte diversificada do currículo.

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O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio Capixaba é a nova proposta de oferta do ensino, com um conceito muito mais interessante e com a cara dos jovens do século XXI, que estão nesta etapa de escolaridade.

A Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) – Lei nº 9.394/96, também estabelece mudanças na estrutura da forma de oferta do sistema de ensino em todo o País.

As mudanças objetivam garantir a oferta de educação de qualidade, aproximando a escola da realidade dos jovens, considerando as complexidades e o entorno, de modo que seja possível desenvolver o protagonismo nos estudantes, ampliar percepções para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade.

Principais mudanças

Carga horária ampliada

A carga horária total do Ensino Médio de todas as escolas do Estado passa a ser de, no mínimo, 3.000 horas. Isso significa que os estudantes capixabas terão, ao menos, mil horas de estudo em cada série. Essa carga horária vai depender da modalidade em que o estudante estiver matriculado (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio).

Além disso, o Novo Ensino Médio traz a proposta de ampliação das escolas de Tempo Integral. Portanto, a Sedu, desde 2019, vem ampliando ano após ano a oferta das escolas que realizam essa modalidade.

Tudo isso para que os estudantes tenham mais tempo na escola para estudos, projetos e pesquisas, sendo apoiados no desenvolvimento dos projetos de vida, entre outras diversas atividades.

Flexibilização curricular

O Itinerário Formativo é composto por unidades curriculares que aprofundam os conhecimentos aprendidos na Formação Geral Básica e permitem aos estudantes fazer escolhas de acordo com interesses, em uma ou mais áreas de conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional.

O Itinerário Formativo é organizado em Componentes Integradores (Eletivas, Projeto de Vida e Estudo Orientado) e Aprofundamentos.

Tem início na 1ª série do Ensino Médio, com a oferta dos Componentes Integradores. A partir da 2ª série, são introduzidas as unidades curriculares do Aprofundamento em uma ou mais áreas de conhecimento de escolha.

As unidades escolares que ofertam o Tempo Integral e a Educação Profissional e Técnica, além do Componentes Integradores Eletivas, Projeto de Vida e Estudo Orientado, ofertam também Práticas Experimentais e Práticas e Vivências em Protagonismo. Em especial, a Educação Profissional e Técnica dá início à oferta dos cursos desde a 1ª série do Ensino Médio.

Direitos e objetos de aprendizagens iguais para todos

O Espírito Santo, ao elaborar o Currículo Capixaba, visa a garantir, na organização curricular, o direito à aprendizagem igual a todos os estudantes. Isso significa dizer que nele estão definidos direitos e objetivos iguais para proporcionar aos discentes um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns. A expectativa é reduzir as desigualdades educacionais para elevar a qualidade da educação.

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