21.9 C
Vitória
quinta-feira, 24 DE abril DE 2025

Nova onda de calor pode provocar recorde de temperatura em Vitória

Temperatura em Vitória deve chegar a 37 °C durante a nova onda de calor, que vai afetar outras regiões do Sudeste e o Nordeste

Por Amanda Amaral

Na próxima quarta-feira (12), tem início uma nova onde de calor na região Sudeste e Nordeste, que deve durar até o dia 18 de fevereiro, e pode causar calor em torno de 40º Celsius. Dentro da classificação da onda de calor, está o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória. Neste período, a temperatura na capital deve ficar de 5 a 7°C acima da média para o mês.

As informações são do Climatempo. Todas as capitais do Sudeste possuem chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 ao longo da semana. Entre os dias 13 e 14 de fevereiro, Vitória deve alcançar as maiores temperaturas. São previstas máximas de 36/37 °C na capital do Espírito Santo.

Em Vitória, o recorde de calor em 2025 foi 36,2 °C, em 21 de janeiro. Há bastante umidade ainda presente no país, e devido à combinação de calor e umidade, é previsto também algumas pancadas mais isoladas ao longo dos próximos dias.

Também estão dentro da classificação de onda de calor, toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira (entre SP e MG), o litoral norte paulista, região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco.

Confira alguns cuidados essenciais para se proteger do calor:

LEIA MAIS
Segunda (21) com muitas nuvens e chuvas esparsas no ES; previsão Segunda (21) com muitas nuvens e chuvas esparsas no ES; previsão - Ventos úmidos do mar mantêm o tempo instável em todas as regiões capixabas
Em diversas cidades, ruas ficaram alagadas. Foto: Amanda Amaral/ES Brasil Chuva causa alagamento, e novos alertas são emitidos para o ES - O Inmet emitiu dois novos alertas meteorológicos para 83 cidades do Espírito Santo sobre as chuvas e ventos fortes até sexta-feira (18)

– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
– Use chapéus e óculos escuros;
– Proteja as crianças com chapéu de abas.

Fonte: Ministério da Saúde.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 226

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA