Temperatura em Vitória deve chegar a 37 °C durante a nova onda de calor, que vai afetar outras regiões do Sudeste e o Nordeste
Por Amanda Amaral
Na próxima quarta-feira (12), tem início uma nova onde de calor na região Sudeste e Nordeste, que deve durar até o dia 18 de fevereiro, e pode causar calor em torno de 40º Celsius. Dentro da classificação da onda de calor, está o centro-sul do Espírito Santo, incluindo Vitória. Neste período, a temperatura na capital deve ficar de 5 a 7°C acima da média para o mês.
As informações são do Climatempo. Todas as capitais do Sudeste possuem chance alta de recordes de calor para o ano de 2025 e até para o verão 24/25 ao longo da semana. Entre os dias 13 e 14 de fevereiro, Vitória deve alcançar as maiores temperaturas. São previstas máximas de 36/37 °C na capital do Espírito Santo.
Em Vitória, o recorde de calor em 2025 foi 36,2 °C, em 21 de janeiro. Há bastante umidade ainda presente no país, e devido à combinação de calor e umidade, é previsto também algumas pancadas mais isoladas ao longo dos próximos dias.
Também estão dentro da classificação de onda de calor, toda a área do Vale do Paraíba, da Serra da Mantiqueira (entre SP e MG), o litoral norte paulista, região da Zona da Mata Mineira, áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, todo o estado do Rio de Janeiro, parte do centro-norte da Bahia, leste do Piauí e interior do Pernambuco.
Confira alguns cuidados essenciais para se proteger do calor:


– Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
– Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
– Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
– A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
– Use chapéus e óculos escuros;
– Proteja as crianças com chapéu de abas.
Fonte: Ministério da Saúde.