21 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

Netanyahu insiste em levar adiante a operação em Rafah

Acordo do cessar-fogo selado entre o Hamas, Egito e Catar não atende as reivindicações de Israel, segundo Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta terça-feira, 7, que a captura militar da passagem de Rafah, dentro do território de Gaza, é um “passo importante” para desmantelar as capacidades econômicas e militares do Hamas.

A captura da passagem nesta terça-feira coloca Israel no controle total das fronteiras de Gaza pela primeira vez desde a retirada das tropas em 2005.

- Continua após a publicidade -

Rafah era um dos principais canais de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, desde que Israel bloqueou outras entradas no início da guerra, em 7 de outubro de 2023.

A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou sobre um possível colapso do fluxo de ajuda aos palestinos devido ao fechamento de Rafah e da outra principal passagem para Gaza, Kerem Shalom, em um momento em que as autoridades dizem que o norte de Gaza está passando por uma “fome total”.

A guerra em Gaza expulsou cerca de 80% da população de 2,3 milhões de habitantes do território de suas casas e causou grande destruição de apartamentos, hospitais, igrejas, mesquitas e escolas em várias cidades.

O número de mortos em Gaza subiu para mais de 34.500 pessoas, de acordo com as autoridades de saúde locais. Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA