24.9 C
Vitória
quarta-feira, 19 janeiro, 2022

Nésio destaca avanço da vacina em prestação de contas

Nésio informou que 35% da população capixaba recebeu uma dose da vacina e 12% está com a imunização completa

Por Josué de Oliveira

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, realizou sua prestação de contas nesta sexta-feira durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O encontro aconteceu de forma virtual.

O principal tema da prestação de contas foi o avanço da vacinação no Estado. O secretário informou que 35% da população capixaba recebeu uma dose da vacina e 12% está com a imunização completa, já tendo recebido a segunda dose. Atualmente, o Espírito Santo possui 98% da população idosa com a primeira dose da vacina.

“Estamos fazendo um trabalho ativo, por mensagem de celular, para chamar os capixabas para a segunda dose”, contou o secretário.

Nésio afirmou ainda que a população com mais de 30 anos deve ser vacinada com a primeira dose já nos meses de julho e agosto.

“Hoje o principal risco para a estabilidade e queda da contaminação é a não adesão das medidas de proteção, como o uso de máscaras e o distanciamento social. A imunização está avançando, mas é necessário seguir com todos os cuidados para evitar a contaminação”, orientou.

Segundo o Painel Covid-19, no Espírito Santo são 512.485 casos confirmados, 11.369 óbitos e 486.417 pacientes curados. Para o gestor, a vacina é o principal recurso para superar a pandemia.

Orçamento

Do orçamento utilizado para despesas com saúde pública no primeiro quadrimestre de 2021, 63,3% dos recursos são estaduais. A União contribuiu com 24,2%. O restante é proveniente de outras fontes, como a própria contribuição do município. Os dados, destacou Nésio, demonstram a necessidade de maior aporte federal para a área.

Entre os projetos em andamento na Sesa, Nésio destacou a conclusão do Hospital Estadual São Lucas (novo pronto socorro, heliponto e estacionamento); a fase final de conclusão da Maternidade de São Mateus (com 33 novos leitos materno-infantis); a fundação concluída para a construção do Hospital Geral de Cariacica; e a ampliação de 147 novos leitos no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em licitação.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade