24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Mulheres estão cada vez mais atuantes no mercado financeiro

Apesar do recorde histórico de participação feminina, elas ainda são apenas 26% do total de investidores

De acordo com um levantamento da B3, a Bolsa brasileira, em 2020 o número de investidoras pessoa física saltou 118%, passando de 847 mil. Mas elas ainda são 26% do total. Os homens somam 2,38 milhões.

A assessora de investimentos e Head de Mesa Digital da Golden Investimentos, Isadora Giaretta, comenta que apesar da porcentagem baixa o número de investidoras é um recorde histórico no país. “A crise de 2020 fez muitos investidores saírem de sua zona de conforto em busca de risco e pelos juros baixos. Além disso, como a taxa básica de juros (Selic) está na mínima histórica de 2%, explodiu o número de investidores pessoa física – nos últimos três anos – e, com isso, a presença feminina na B3 também saltou”, explica.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a Golden Investimentos atende mais de 3 mil clientes e atingiu a marca de R$2 bilhões sob custódia. Dessas contas assessoradas, 49% são de mulheres que buscam uma ajuda profissional para aumentar seus rendimentos no mercado financeiro. “Geralmente, a procura vai desde jovens em início de carreira até mulheres mais velhas e com uma vida profissional consolidada com um perfil mais conservador. Em menos de cinco anos percebemos uma mudança muito grande no comportamento feminino de ter um suporte, com o pai ou o marido cuidando das finanças, para um empoderamento na busca de entender o que está sendo feito com o seu dinheiro”, conta.

Percebe-se que as mulheres estão bem mais ativas na busca da renda variável. “A tendência é que elas busquem mais esse mercado, até porque percebem que é um investimento de longo prazo. Para gerar um estímulo maior para este público, seria interessante desmistificar a renda variável e fortalecer a base de educação financeira. Segundo um estudo da XP, deve haver um movimento de mais de R$ 1 trilhão em direção à renda variável nos próximos anos, o que deve estimular ainda mais as mulheres”, espera.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA