MPT em Quadrinhos: Nova maneira de conscientizar e divertir

Foto: Divulgação

A série leva a todos, de maneira lúdica, um mundo novo de direitos e saberes numa linguagem fácil e acessível

Queridos, principalmente por crianças, os gibis surgem com o propósito de entreter e divertir. Sendo assim, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma coleção de quadrinhos com 33 edições que tratam de questões como trabalho infantil, direitos trabalhistas, em geral. Ao todo, foram impressos dois milhões e 200 mil exemplares.

Foto: Divulgação

Há inclusive uma edição que traz um caderno de atividades, com recursos como palavras cruzadas e figuras para colorir. Além de ser um ótimo passatempo, o material também pode servir para conscientizar os leitores e abordar assuntos sérios de maneira leve e didática.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES), Valério Soares Heringer, disse que o projeto surgiu em dezembro de 2012 e, em pouco tempo, alcançou projeção nacional.  “A ideia é tornar o projeto ainda mais acessível à população, independentemente do grau de escolaridade e faixa etária. Além disso, a série deseja alcançar leitores em lugares distantes das capitais, onde não há acesso fácil à internet”, contou.

Heringer afirmou ainda que a série é um importante mecanismo de divulgação institucional, de estímulo ao exercício da cidadania e de incentivo à leitura. “As mensagens transmitidas pelas revistas são de fácil compreensão e contribuem para que o cidadão seja instigado a exigir seus próprios direitos e a cumprir seus deveres, ao sensibilizar e estimular a participação e a autonomia da sociedade”, destacou.

O procurador-chefe também disse que “as publicações são utilizadas em eventos e campanhas institucionais; como material pedagógico na sala de aula; e como orientação em capacitações, palestras e congressos”.

A série é impressa e distribuída gratuitamente. É também possível ler e baixar todas as edições já publicadas pelo site www.mptemquadrinhos.com.br ou pela página no Facebook www.facebook.com/quadrinhosmpt.

 

Conteúdo Publicitário