22.1 C
Vitória
terça-feira, 9 agosto, 2022

Exposição inédita destaca belezas e a cultura de Viana

esbrasil-galeria-arte-casarao-viana
A mostra acontece na Galeria de Arte Casarão Viana, em Viana Sede - Foto: Divulgação/PMV

A Exposição de Ativos Culturais da Lei Aldir Blanc acontece até o dia 25 de agosto de 2022 com entrada gratuita 

Por Wesley Ribeiro 

O município de Viana, na Grande Vitória, reúne belezas naturais, cultura e registros históricos emocionantes. Para explorar e divulgar esse universo vianense, segue até 25 de agosto de 2022, a Exposição de Ativos Culturais da Lei Aldir Blanc. A mostra acontece na Galeria de Arte Casarão Viana, em Viana Sede.

São traços artísticos que representam paisagens e registros históricos resgatados das mais diversas formas, seja por meio de uma pintura ou artesanato que destacam as grandes belezas da cidade.

As peças, produzidas pelas mãos de artesãos e artistas plásticos vianenses beneficiados pela Lei Aldir Blanc, entram em evidência em meio as comemorações do aniversário de 160 anos da cidade.

Os ativos culturais representam paisagens e pontos turísticos do município das mais diversas formas, seja por meio de uma pintura ou artesanato para destacar as belezas da cidade.

esbrasil-artesanato-viana-anjos
Anjos confeccionados com tecidos e outros materiais – Foto: Divulgação/PMV

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, destaca que a exposição é uma valorização do artesanato e empreendedorismo do município, além de um fomento deste mercado.

“Temos feito de fato uma festa em comemoração aos 160 anos da nossa cidade! Fizemos a nossa tradicional Caminhada Ecocultural e hoje estamos celebrando a cultura do município, fazendo a abertura dessa exposição. Estamos resgatando a cultura da cidade gradualmente e fomentar o artesanato vianense é fundamental para a preservação da nossa história”, destacou o prefeito.

Resgate histórico é exatamente o trabalho feito pela artesã Mariazinha Lourenço. Ela produziu bolsas com detalhes que remetem ao piso da centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

esbrasil-artesanato-viana-sacola-decoarada
bolsas com detalhes que remetem ao piso da centenária Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição da artesã Mariazinha Lourenço – Foto: Divulgação/PMV

“Levamos o artesanato de Viana para todo o Estado e país. Nós ouvimos em todos os lugares o quanto é lindo o artesanato vianense. Esse reconhecimento só demonstra que nós não somos apenas artesãs de Viana, somos do mundo. Isso só demonstra a credibilidade do nosso trabalho, que é um dos melhores do Brasil!”, comemorou Mariazinha.

As peças encantaram o público que prestigiou a mostra. Alcir João Cardoso destaca que “as obras retratam de forma artística a cultura e a história de Viana”.

A exposição, realizada pela Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT).

Exposição de Ativos Culturais da Lei Aldir Blanc

Onde: Galeria de Arte Casarão Viana
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 37, Centro, Viana
Quando: Até 25/08/2022
Visitação: 9h às 18h – segunda a sexta-feira
Entrada: gratuita

Com informações da Prefeitura Municipal de Viana (PMV). 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade