25.9 C
Vitória
sábado, 4 dezembro, 2021

Morre Pergentino Vasconcellos fundador do Unesc, em Colatina

Pergentino Vasconcellos tinha 96 anos e morreu na manhã desta quinta-feira (18/11)

Por Wesley Ribeiro

Morre aos 96 anos o empresário e professor Pergentino Vasconcellos, uma das personalidades mais importantes do Espírito Santo. Fundador da Casa do Menino de Colatina, do Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc) e do Hospital Maternidade São José, referência em oncologia, também em Colatina, no noroeste do Estado, Vasconcellos faleceu vítima de um processo infeccioso no trato biliar.

O velório será realizado nesta quinta-feira (18/11) na Arena Cultural do UNESC, com a saída do cortejo às 16h30, para o sepultamento no cemitério de São Vicente, em Colatina, às 17h30.

esbrasil_pergentino_vasconcellos_e_a_esposa_dona_ilaria
Pergentino Vasconcellos posa com a esposa, Ilaria Vasconcellos, e o pet que amava.
(Foto: Acervo Pessoal)

O empresário deixa a esposa Ilaria Vasconcellos, com quem era casado há 72 anos, os filhos Pergentino Vasconcelos Junior, Maria José Rossi de Vasconcellos e, in memorian, Fioravante Rossi de Vasconcellos, dez netos e 16 bisnetos. Um amor que não se prendeu em casa e se espalhou por toda uma cidade.

A Casa do Menino, por exemplo, é uma entidade educacional que abriga crianças em vulnerabilidade social e em regime de semi-internato. Lá, elas são acolhidas entre seis e dez anos e permanecem no educandário até os 16. Recebem alimentação, educação religiosa, uniformes, calçados, assistências médica e dentária, além de desenvolverem atividades de artesanato.

Pergentino quis guardar livros quando jovem, ser contador. Mas a ele não cabia reter para si nem os compêndios e tampouco o conhecimento. Sua necessidade de ver Colatina inserida entre as cidades com faculdades permite que, hoje, o município tenha um complexo de educação da pedagogia à medicina, do cuidado com a mente e o coração.

“Com pesar, comunico o falecimento do meu pai Pergentino de Vasconcellos, ocorrido hoje, dia 18 de novembro de 2021, por volta das 8h40. Ele apresentou um processo infeccioso no trato biliar e foi internado no Hospital Maternidade São José, em Colatina, para que pudesse receber tratamento mais adequado. Foi acompanhado pela equipe médica, submetido a um tratamento cirúrgico no dia 15 de novembro. A família agradece as manifestações de carinho”, informou o filho Pergentino de Vasconcellos Júnior.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade