27.9 C
Vitória
quarta-feira, 15 maio, 2024

Moradores saem às ruas pedindo paz

Em meio a uma situação ainda não definida sobre o retorno da PM às ruas, a Praia de Camburi está sendo palco da “Caminhada das famílias pela paz”.

Famílias de Vitória e cidades vizinhas foram convidadas para uma caminhada neste domingo (12), a partir das 9 horas, na praia de Camburi, e atenderem ao pedido. A “Caminhada das famílias pela paz” partiu do quiosque 1 e seguiu até o bolsão de estacionamento do quiosque 7, na altura da avenida Adalberto Simão Nader. Os participantes usaram roupa branca no dia. A caminhada é uma forma da sociedade se unir e pedir paz devido ao aumento da violência que se espalhou pelo Estado após o movimento das famílias e amigos dos policiais militares capixabas, iniciado na madrugada do último sábado, gerando uma instabilidade na segurança pública nos municípios capixabas.

- Continua após a publicidade -

Moradores saem às ruas pedindo paz

“Todo mundo está retornando as suas agendas, retomando o ritmo de suas vidas. Essa caminhada é um marco simbólico da retomada da cidade pelas nossas famílias, pelas pessoas, após a semana mais difícil que já tivemos. E isso nos deixa muito felizes”, afirmou o prefeito Luciano Rezende, que caminhou ao lado do presidente da OAB-ES (Ordem dos Advogados do Brasil, no Espírito Santo) Homero Mafra, que reiterou a necessidade de recuperar a liberdade. “Não podemos ficar reféns do medo. Em um primeiro momento, tivemos esse impacto, começamos a reagi lentamente e essa caminhada marca o reencontro do Espírito Santo com a rua, que é do capixaba, é do povo. Importante que a gente retome as atividades, que as coisas comecem a voltar à normalidade. E saber que todos juntos vamos vencer esse momento. É hora do capixaba mostrar que o Espírito Santo é um Estado de paz”, declarou Mafra.

Moradores saem às ruas pedindo paz

Em meio aos participantes, um pequeno grupo portava cartazes, questionado os fatos. “Uma passeata com discurso de paz pode servir apenas de palanque político. Levamos nossa preocupação com políticas de inclusão que serão capazes de trazer a paz para todos e não só para o calçadão de Camburi”, declararam juntos a jornalista Alessandra Toledo, o professor universitário Leandro Queiroz e  produtora Tatiana Martinelli.

Uma demostração de paz, chamou atenção em meio ao evento. Uma moradora distribuiu flores e abraços aos policiais militares que voltaram às ruas. Segundo o secretário de Segurança Urbana de Vitória, coronel Fronzio Calheira Mota, mais de cinco mil pessoas participaram da caminhada.

Moradores saem às ruas pedindo paz

 

A caminhada pela paz foi uma realização da Prefeitura de Vitória, OAB-ES, Arquidiocese de Vitória, Convenção das Igrejas Batistas, Associação de Pastores Evangélicos, Sistema da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio) e Câmara de Vitória

Moradores saem às ruas pedindo paz

O movimento foi de cunho civil e, por esse motivo, segundo o prefeito Luciano Rezende, não houve manifestação em microfone, apenas uma caminhada silenciosa.

Imagens: Jackson Gonçalves. Confira nossa Galeria de Fotos

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA