24.9 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

Montanhas Capixabas: atrativos da região mais charmosa do ES

Com baixas temperaturas, clima agradável e lindas paisagens, o estado oferece vários destinos com climas de serra

Por Victor Rodrigues

O inverno está chegando. Com ele, a região das montanhas capixabas se prepara para receber uma grande leva de turistas. Além de cenários inspiradores e a natureza exuberante, alguns destinos desta área do Espírito Santo relembram o charme dos imigrantes europeus, na arquitetura e gastronomia.

- Continua após a publicidade -

Quer aproveitar da melhor forma? Confira algumas dicas de lugares, trilhas, restaurantes, pousadas e programas imperdíveis que ficam ainda mais gostosos nas montanhas capixabas.

Com clima de serra, as belezas naturais dão um charme especial à região, que é composta por nove municípios com forte influência europeia. Os descendentes mantêm as tradições alemãs, italianas, austríacas, pomeranas e polonesas herdadas dos imigrantes.

Entre os municípios estão Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingo Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Outros municípios, também localizados na Região Serrana, e que compõem a Rota do Mar e das Montanhas, encantam os turistas: Domingos Martins e Santa Teresa.

Parques e Atrativos

A herança deixada pelos imigrantes alemães e também italianos é marcante na arquitetura e na culinária de Domingos Martins. O município acolhe os visitantes com um clima extremamente agradável, e a temperatura máxima é de 18 graus. Localizado no município, o Parque Estadual da Pedra Azul, é um dos principais cartões-postais do Espírito Santo e é reconhecido em todo o Brasil e no mundo.

Parque_Pedra_Azul_ESBrasil
Parque Estadual Pedra Azul – Foto: PMDM

Parque Estadual da Pedra Azul: reserva natural com várias trilhas, fauna e flora bastante diversificadas. Nele está a Pedra Azul, que se destaca na paisagem com seus 1822 metros de altura e tem esse nome devido ao fato de que, dependendo da incidência da luz solar, sua cor pode mudar, sendo algumas vezes azul, verde e até amarela. Inclui a Pedra das Flores, com 1.909m de altura, e a do Lagarto. O parque está aberto de terça-feira a sexta, das 08 às 11 horas e 13 às 16 horas.

Rota_Largato_Pedra_azul_ESBrasil
Rota do Largato – Foto: Reprodução

Rota do Lagarto: a estrada com extensão de 8 km tem pousadas, cafés e restaurantes. Ela inicia no km 89 da Rodovia da BR 262, é toda pavimentada e com acesso livre 24h. No trajeto tem-se a sensação de entrar em um túnel de árvores, onde a escuridão e o frio instantâneos deixam o passeio ainda mais sensorial. São as astrapéias que florescem no outono e inverno e deixam a rota ainda mais bela. Logo depois, o turista surpreende-se com a monumental Pedra Azul.

A Rota Caminhos do Imigrante, atravessa algumas cidades da região Serrana, dentre elas Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e outras que chegam até à praia. Da mesma forma, o caminho contempla a cidade de Santa Teresa, que recebeu forte influência da cultura italiana.

Reserva Biológica Augusto Ruschi: trilha, museu e natureza. Criada em 1948, a reserva tem uma área de 3.600 hectares. Abriga aves raras e é rica em flora epífita, como as orquídeas, que de 650 tipos existentes no Espírito Santo, aproximadamente 500 foram descobertas no município.

Circuito_Caravaggio_Pedra_Azul_ESBrasil
Circuito Caravaggio – Foto: Victor Rodrigues

Circuito Caravaggio: o circuito, com aproximadamente 14 km de extensão, proporciona diversos estabelecimentos reunidos, entre eles, atrações gastronômicas, com vinícolas e restaurantes, agro turismo e hotelaria. Ao longo da estrada para o Circuito, a Capela Nossa Senhora do Caravaggio, está localizada na encosta de uma das centenas de montanhas que formam o vale. O circuito finaliza na Rampa de Voo do Caravaggio que forma uma linda vista.

Rampa do Caravaggio: ao sair do centro do município entre em um dos portais do Circuito Caravaggio. Indo pelo primeiro, são 8 Km de estrada de terra bem conservada até a portaria da rampa. Indo pelo segundo, são 4 Km, num chão batido, sem buracos. A rampa é um mirante e uma pista de voo livre em um dos pontos mais altos do município.

Rua_Lazer_Pedra_Azul_ESBrasil
Café Zanoni na Rua do Lazer em Santa Teresa ES – Foto – Reprodução

Rua do Lazer: uma das ruas mais charmosas do Espírito Santo. A rua de lazer é aconchegante, com a cara da cidade. Além disso, tem ótimos ambientes e restaurantes para agradar qualquer paladar e ambiente agradável com comida italiana, japonesa e contemporânea. A rua do lazer é famosa por receber festivais, desfiles e é onde fica a igreja Matriz.

 

Pousadas e Restaurantes

Clima agradável e lindas paisagens. Essas são as características que representam a estação mais fria do ano no Espírito Santo. Com a chegada do inverno, saiba como aproveitar lugares turísticos, entre pousadas e restaurantes, e conheça as mais baixas temperaturas em terras capixabas.

Domingos Martins é uma das cidades mais turísticas do estado e muito frequentada, principalmente, durante o inverno. Pousadas e restaurantes é o que não falta para você aproveitar a sua viagem na região serrana do estado.

Hotel Fazenda China Park: maior complexo Turístico das Montanhas Capixabas. O lugar perfeito para casais, famílias, amigos e melhor idade. Situado em Domingos Martins, região de Montanhas do ES em um vale de rara beleza, possui hospedagem, diversão, gastronomia e muito verde em um ambiente amplo e moderno. Tudo em um lugar só.

Pousada Pedra Azul: uma vista privilegiada para a Pedra Azul. Café da manhã com grande variedade de bolos, geleias caseiras, e quitandas. Quartos aconchegantes e confortáveis. A pousada é o meio de hospedagem mais próximo da maravilhosa e exuberante montanha Pedra Azul, localizada na cidade de Domingos Martins.

Pousada Peterle: ótima localização na Rota do Lagarto. Café da manhã excelente, sauna muito boa, equipe atenciosa e prestativa. A pousada é de fácil acesso, localizada às margens da BR 262 no km 88, na entrada da Rota do Lagarto, a 2 km do Parque Estadual da Pedra Azul.

 Pedra_Azul_Lago_Negro_ESBrasil
Pousada Pedra Azul e o Lago Negro – Foto: Reprodução

Restaurante Lago Negro: o restaurante possui pratos variados da cozinha contemporânea para agradar os diversos gostos. Tudo é harmonizado com uma excelente carta de vinhos que pode ser conferida na adega do estabelecimento. Localizado no salão do lago da Pousada Pedra Azul, é aberto ao público e funciona todos os dias para almoço, entre 12h e 16h e para jantar entre 19h e 22h.

Restaurante Don Due: Localizado na Rota do Lagarto em Pedra Azul, possui uma deliciosa culinária e vista privilegiada da famosa pedra. O resultado são pratos elaborados, deliciosos, feitos com ingredientes frescos e especiais, tudo envolto de um atendimento personalizado, e sempre com o desejo de levar ao nosso cliente a melhor experiência e uma visita inesquecível.

Santa Teresa

Antes de mais nada, conheça também mais da culinária local de Santa Teresa, entre bares e restaurantes, e uma culinária local recheada fortemente pela cultura gastronômica italiana. Para aqueles que buscam tranquilidade e descanso para curtir o clima de inverno da região, o município é o lugar ideal para saborear uma variedade cultural e gastronômica.

Na região serrana do Espírito Santo, a cidade de Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade do Brasil a ser colonizada por italianos. A Rua do Lazer, principal ponto turístico da cidade, está bem próxima de se parecer com uma viela italiana. A via que tem 500 metros de extensão aglomera restaurantes, bistrôs, centros de eventos e cantinas.

Café Zanoni: a cafeteria conserva a arquitetura original de sua construção, datada de 1876. Desde 2010 é reconhecido por oferecer os melhores doces da região dos imigrantes, em especial a torta holandesa e os famosos quindins, feitos um a um, com ovo caipira e côco ralado à mão. O ambiente remete aos bistrôs europeus e está localizado na esquina mais charmosa de Santa Teresa, na rua de lazer.

Restaurante Don Luigi: com bom atendimento e decoração é um ambiente direcionado para aproveitar com a família e amigos. O local oferece um ambiente agradável, atendimento personalizado e preço acessível e o estabelecimento está localizado na rua do lazer, em frente à igreja Matriz da cidade.

*Matéria publicada originalmente em 26 de agosto de 2022

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -