23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Mineiros e cariocas foram os que mais passaram Réveillon no Estado

A pesquisa realizada pelo governo do estado também mostrou que a maioria dos turistas são homens 

Por Patrícia Battestin

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo (Setur), mostrou o perfil do turista  e do excursionista que passaram o Réveillon do Espírito Santo. Segundo o levantamento, 78,7% dos entrevistados vieram ao Estado exclusivamente para passar o Réveillon e 48,8% dos turistas e excursionistas estavam curtindo a festa pela primeira vez em solo capixaba devido à indicação de familiares e amigos (45,7%). 

- Continua após a publicidade -

Sobre a origem, a maioria dos turistas de fora do Estado são de Minas Gerais, somando 29% dos entrevistados. Na sequência aparece Rio de Janeiro com 9,3%, São Paulo com 5,7% e Bahia com 2,4%.

Além dos visitantes de 100% dos estados do Sudeste, o Espírito Santo também recebeu representantes de todos os  estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Distrito Federal. Da região Nordeste, apenas não há registro de pessoas dos estados de Pernambuco e Piauí.

Já da região Norte, somente os estados do Acre, Amapá e Roraima não foram representados na pesquisa. Dos estrangeiros que vieram ao Estado, recebemos turistas dos Estados Unidos, Canadá, Colômbia, México, Noruega e Suíça.

O trabalho foi desenvolvido pela Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios e monitorado em tempo real pelo Observatório do Turismo da Setur e realizado em cinco municípios do Estado. Segundo a pesquisa, o gasto médio diário do visitante foi de aproximadamente R$ 350,00 considerando os gastos com hospedagem, alimentação, transporte, eventos, dentre outros itens.

O secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles, destacou o trabalho realizado pelo Observatório. “Os dados captados pelas pesquisas são importantes para avaliação de nossas ações de promoção, nossos serviços, além de termos as impressões dos nossos visitantes quanto à limpeza, infraestrutura e segurança do destino Espírito Santo”.

Perfil

Entre os entrevistados 53% são homens. A maioria das pessoas que respondeu à pesquisa tem entre 31 a 40 anos (27,5%), seguido do público entre 18 a 25 anos (21,9%) e os de idade entre 26 a 30 anos (19,1%). Os dados também mostram que 40,2% têm o Ensino Médio completo e 37,7% Ensino Superior completo. A maioria do grupo pesquisado que curtiu a virada do ano em cinco municípios capixabas – Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta e Conceição da Barra – tem renda média de dois a cinco salários mínimos (37,7%), sendo 18,2% com renda de cinco a dez salários e 17,8% de um a dois salários mínimos.

A pesquisa também apontou que 52,4% viajou para o Espírito Santo com suas famílias e 22,9% com grupo de amigos. A pesquisa demonstra que a maioria dos visitantes chegou ao Estado com automóvel próprio (60,6%). Usaram ônibus de linha 17,1% dos entrevistas e avião, 12,8%. Quanto aos meios de hospedagem, 33,9% dos entrevistados ficaram em casas de parentes ou amigos; 21,5% em apartamentos ou casas alugadas; 14,1% em hotéis; 10,8% em casas ou apartamentos próprios e 8,9% em pousadas.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA