24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Max Filho exonera 860 comissionados

Dos 988 cargos comissionados existentes, 197 serão extintos como medida de economia.

O prefeito Max Filho exonerou 860 funcionários que ocupavam cargos em comissão, além de integrantes da Administração Direta e do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Vila Velha. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município de Vila Velha trouxe, nesta sexta-feira (13).

- Continua após a publicidade -

No total, a prefeitura tem 988 cargos comissionados, mas 128 deles já estavam vagos. Segundo a prefeitura, 197 serão extintos, ou seja, o corte será de 69 comissionados. A expectativa da administração municipal é de uma economia média entre 12% e 15% da folha salarial dos comissionados, em torno de R$ 2,9 milhões/mês.

Alguns dos servidores exonerados poderão ainda ser reconduzidos aos cargos. Os secretários municipais vão apresentar ao prefeito um contingente para retornar por meio de um ato que tornará sem efeito a exoneração. “O critério será a competência, dentro do princípio da eficiência do serviço público”, afirma a nota. Do total dos 860 exonerados, até 791 podem ser recontratados ou substituídos. “É uma medida de rotina. Mudou o governo e é natural que os cargos de assessoramento, chefia e direção também sejam trocados, afinal são cargos de confiança”, explicou Max Filho.

No último dia 9, foram nomeados assessores e subsecretários, entre eles o ex-prefeito Vasco Alves (PPL), que disputou o primeiro turno das eleições, mas apoiou Max no segundo turno. Na próxima semana serão nomeados diretores de escolas e creches, num total de 100 postos.

Ainda segundo o prefeito, não haverá corte no número de ocupantes de cargos de designação temporária, os DTs, que atuam nas áreas da Saúde e Educação.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA