Deputado Marcelo Santos recebeu todos os 30 votos e ocupará presidência do Legislativo no próximo biênio
Por Robson Maia
O deputado Marcelo Santos, do União Brasil, foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa (Ales) por unanimidade, recebendo os 30 votos possíveis. Ele seguirá no comando do Legislativo estadual conforme informado anteriormente pela ES Brasil no biênio que vai de fevereiro deste ano a janeiro de 2027.
A sessão preparatória destinada à eleição da Mesa Diretora ocorreu na tarde desta segunda-feira (3) no dia que marcou o retorno das atividades parlamentares no Plenário Dirceu Cardoso. O voto foi nominal e aberto.
Junto com Marcelo foram eleitos os deputados Hudson Leal, do Republicanos, como 1º secretário, e Janete de Sá, do PSB, reeleita como 2ª secretária, além de sete suplentes. Houve a inscrição de apenas uma chapa.
Os integrantes tiveram o voto automaticamente computado para a chapa, mas, ainda assim, confirmaram o voto no microfone de aparte localizado no plenário. Os demais precisaram obrigatoriamente manifestar seu voto.

Ao longo dos votos, os parlamentares destacaram a condução de Marcelo durante os dois últimos anos na Ales. Entre as medidas citadas estavam a defesa das prerrogativas dos deputados independentemente de bandeiras ou ideologias, a manutenção da harmonia entre os Poderes, a reforma na Torre Legislativa, a preparação de concurso público para a Casa e ações em prol da valorização dos servidores públicos.
A condução dos trabalhos da sessão ficou por conta do Delegado Danilo Bahiense (PL), tendo Janete de Sá (PSB) como 1ª secretária, responsável por chamar os nomes dos deputados para votar; e João Coser (PT) como 2º secretário, fazendo a confirmação dos votos.

Após a votação, Bahiense declarou a vitória de Marcelo. Os novos integrantes da Mesa Diretoria tomaram assento e assinaram o termo de posse.


Confira como fica composição da Mesa Diretora:
Titulares
Presidente: Marcelo Santos (União)
1º secretário: Hudson Leal (Republicanos)
2º secretária: Janete de Sá (PSB)
Suplentes
1º vice-presidente: Dary Pagung (PSB)
2º vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)
3º vice-presidente: Alexandre Xambinho (Podemos)
3º secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)
4ª secretária: Iriny Lopes (PT)
5ª secretária: Raquel Lessa (PP)
6º secretário: Coronel Weliton (PRD)