- Continua após a publicidade -

Mais pessoas morando sozinhas no Espírito Santo

O número de domicílios com apenas um morador cresceu 5,7 pontos percentuais no Espírito Santo. Dado faz parte de pesquisa relativa a 2023

Por Kikina Sessa

O número de pessoas morando sozinhas no Espírito Santo aumentou em 2023, em relação ao ano de 2012. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC/IBGE), 17,4% das unidades domésticas no Estado eram unipessoais em 2023, ou seja, compostas apenas por um morador, o que configura um crescimento de 5,7 pontos percentuais em relação a 2012, quando representavam 11,7%.

A maioria das pessoas que moravam sozinhas, 44,5%, tinham entre 30 a 59 anos, e outros 43,5% tinham 60 anos ou mais. Na faixa etária dos 15 aos 29 anos, eram 12% dos que moravam sozinhos. 

- Continua após a publicidade -

Há diferenças entre homens e mulheres que moravam sozinhos em 2023 quanto ao perfil etário: 53,1% dos homens em arranjos unipessoais tinham 30 a 59 anos, seguidos por aqueles de 60 anos ou mais (34,2%); já entre as mulheres, a maioria situava-se na faixa de 60 anos ou mais de idade (54,0%) enquanto 34,9% tinham 30 a 59 anos.

O arranjo domiciliar mais frequente no Espírito Santo é o nuclear, cuja estrutura consiste em um único núcleo formado pelo casal, com ou sem filhos (inclusive adotivos e de criação) ou enteados. São também nucleares as unidades domésticas compostas por mãe com filhos ou pai com filhos, as chamadas monoparentais. Em 2023, as unidades domésticas com arranjo nuclear corresponderam a 67,7% do total, percentual menor que o verificado em 2012 (71,2%).

Segundo o estudo do IBGE, no Espírito Santo, os domicílios particulares permanentes ocupados representavam, em 2022, 79,52% (1.428.739 domicílios) do total de domicílios. No Brasil esse percentual é de 79,88% (72.456.368 domicílios).

Dos domicílios particulares permanentes (construídos para servir de habitação) ocupados, 63,77% são próprios de algum morador – já pago, herdado ou ganho. Na análise sobre os municípios capixabas, observa-se que os 10 municípios com maior proporção dessa tipologia são: Itapemirim (78,88%), Iconha (78,84%), Santa Leopoldina (78,49%), Laranja da Terra (78,09%), Conceição da Barra (77,84%), Mucurici (76,07%), Rio Novo do Sul (75,47%), Alfredo Chaves (74,96%), Cariacica (74,95%) Marataízes (74,05%) e Anchieta (73,99%). Da Região Metropolitana de Vitória (RMGV), apenas Cariacica aparece neste ranking.

- Continua após a publicidade -

Serviços

Com relação aos domicílios com acesso à internet, o Espírito Santo registrou a 11ª maior posição no ranking das as Unidades da Federação (UFs), alcançando o percentual de 90,37%. Dentre os municípios capixabas, Vitória (95,02%), (94,65%), Serra (93,6%), se destacaram com os maiores percentuais de domicílios com acesso à internet. O desempenho do Espírito Santo foi acima da média nacional, que ficou em 89,36%.

A pesquisa também mostrou que em 90,3% dos domicílios do Estado o lixo era coletado diretamente por serviço de limpeza; em 4,2% era coletado em caçamba de serviço de limpeza e em 5,3% o lixo era queimado na propriedade.

LEIA MAIS

aumento do trabalho informal Foto: Arquivo/Agência Brasil Ipea: aumento do trabalho informal está ligado à baixa fiscalização Relatório mostra número insuficiente de auditores fiscais no país
Mais pessoas morando sozinhas no Espírito Santo ES Gás vai abastecer fábrica da Perfilados Rio Doce na Serra ES Gás vai abastecer fábrica da Perfilados Rio Doce na Serra

No Espírito Santo, 51,0% dos domicílios possuíam carro; 25,3% possuíam motocicleta e
16,0% possuíam ambos. Na Grande Vitória, 48,9% dos domicílios possuíam carro; 14,4%
possuíam motocicleta e 8,8% possuíam ambos. Em Vitória, esses percentuais eram de 54,9%; 11,8% e 7,5%, respectivamente. (sacredmusicstudio.com)

- Continua após a publicidade -

Em 2012, o grupo das pessoas de 60 anos ou mais de idade representava 11,0% da
população residente no Espírito Santo, passando para 15,8% em 2023.

No Espírito Santo, em 2023, os homens representavam 48,8% da população residente e as mulheres, 51,2%.

A população branca representava 37,2% da população residente no Espírito Santo em 2023, enquanto a população preta correspondia a 12,3% e a parda, 49,9%.



Leia Mais

Seminário debate educação e trabalho no Espírito Santo;...
Preços diferentes para o mesmo produto? Saiba o...
Combustíveis caem 1,47% e aliviam inflação de maio
Asilo dos Idosos de Vitória celebra 85 anos...
Fazenda eleva previsão do INPC de 2026 de...
Reforma tributária: 4 erros que custam caro para...
IPCA-15: veja o que mais pesou no bolso...
Vereadora acusa prefeito de Vitória de usar programa...
Fim da escala 6×1: veja impactos em bares...
Voo atrasado? Veja lista de direitos e como...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -