Mais de 2 mil pessoas aguardam a doação de órgãos no ES

0
278
Estado vem registrando um crescimento de 38% nos transplantes nos últimos anos
Também está prevista a intensificação de campanhas sobre incentivo da doação e transplante de órgãos e tecidos em setembro. Foto: Governo Federal

Estado vem registrando um crescimento de 38% nos transplantes nos últimos anos

Por Kebim Tamanini

O Espírito Santo registrou um aumento no número de transplantes realizados até o momento neste ano. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), até o dia 31 de janeiro foram realizados um total de 18 transplantes de órgãos. Atualmente, 2.370 pacientes aguardam por um órgão no estado, sendo 1.199 para rim, 1.133 para córnea, 33 para fígado e cinco à espera de um coração.

- Continua após a publicidade -

O registro de transplantes ao longo dos últimos seis anos demonstra uma tendência de crescimento entre os capixabas. Em 2018, o estado realizou 103 transplantes, e no ano passado passou a realizar 142 transplantes de órgãos em todo o estado. Veja abaixo. 

WordPress Tables Plugin

A coordenadora da CET-ES, Maria Machado, informou que, no Brasil, a captação de órgãos para transplante ocorre mediante a autorização de um familiar do doador. “Para aumentarmos o número de doadores, é essencial o engajamento de toda a sociedade com essa causa. Por isso, reitero a necessidade de conversar com seus familiares e deixar claro o seu desejo de ser um doador de órgãos. Com esse gesto, você pode salvar muitas vidas ao finalizar o seu ciclo de vida”, pontuou.

Contudo, segundo o coordenador do programa de transplantes do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Bruno Majevski de Assis, muitas pessoas desconhecem o funcionamento do processo e recusam a doação. “Só este ano, no Espírito Santo, registramos uma taxa de recusa familiar de 45%, um número alarmante”, enfatiza.

Brasil

O governo federal vem adotando ações para o fortalecimento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), o que resultou em um crescimento significativo de 106% nos serviços ofertados. Atualmente, o Brasil mantém um total de 1.198 serviços de transplante oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, o número de potenciais doadores também aumentou, passando de 62,6 por milhão de pessoas em 2022 para 67,6 por milhão de pessoas neste ano. Houve ainda um crescimento no número de doadores efetivos, que agora somam 19 por milhão de pessoas, em comparação aos 16,5 por milhão de pessoas do ano passado.