22.9 C
Vitória
sábado, 6 DE julho DE 2024

Julho Verde: são esperados 560 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no ES

Confira os principais sintomas e fatores de risco para os quais as pessoas devem estar atentas

Por Kebim Tamanini

Durante este mês, a campanha Julho Verde foca na conscientização e prevenção do câncer de cabeça e pescoço, destacando a importância da detecção precoce e do tratamento eficaz da doença. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2024, no Espírito Santo são esperados 560 novos casos, com 70 deles concentrados em Vitória.

- Continua após a publicidade -

Para todo o Brasil, a projeção é de 39.550 novos casos, sendo 20.470 na região Sudeste. Esses números podem aumentar significativamente ao considerar os casos de câncer de pele melanoma, que afeta também a região da cabeça e do pescoço, com mais de 48 mil casos esperados este ano.

Julho Verde: são esperados 560 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no ES
Cirurgião de cabeça e pescoço Marco Homero de Sá. Foto: Reprodução

Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço Marco Homero de Sá, alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento de um tumor nessas regiões. “Fumar, consumir bebida alcoólica com frequência e a infecção por HPV, devido à prática de sexo oral sem proteção, são os fatores que mais contribuem para o desenvolvimento dos tumores de cabeça e pescoço. A má higiene bucal e a desnutrição são fatores associados”, destaca.

Os números são altos, mas as chances de cura são de 90% quando a doença é tratada em fase inicial. Por conta do acometimento de diversos tecidos e organismos diferentes, os tratamentos para os tumores de cabeça e pescoço podem variar. A cirurgia é uma alternativa terapêutica frequentemente utilizada para remoção dos tumores, mas outros recursos, como radioterapia, quimioterapia e imunoterapia podem ser usados, dependendo do quadro.

Já o cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do serviço de cirurgia dessa especialidade no Hospital Santa Rita, Dr. Jeferson Lenzi, orienta que todos procurem atendimento médico ao perceberem sintomas e sentirem desconfortos na região do pescoço, boca ou face.

“É de suma importância não descuidar da saúde e procurar uma unidade de atendimento médico sempre que perceber alterações que sugerem uma possível doença. As chances de obter sucesso no tratamento são grandes quando a doença é tratada em sua fase inicial”, reforça Lenzi.

Sintomas do câncer de cabeça e pescoço

  • Aparecimento de nódulo no pescoço;
  • Manchas brancas ou avermelhadas na boca;
  • Ferida que não cicatriza em duas semanas;
  • Dor de garganta que não melhora em 15 dias;
  • Dificuldade ou dor para engolir;
  • Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias;

Fatores de risco

  • Para o câncer de cavidade oral (boca);
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Exposição ao sol sem uso de protetor labial;
  • Infecção por HPV (Papolomavírus Humano).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA