22 C
Vitória
segunda-feira, 6 abril, 2020

Instituições necessárias

Leia Também

Metade de calorias consumidas por brasileiros vem de alimentos frescos

Segundo o levantamento, dentre os alimentos in natura e minimamente processados, o arroz correspondeu a 15,6% das calorias totais, seguido do leite, com 5%.

Pandemia: 5 dicas para quem quer entrar no mercado

Em meio aos diversos grupos impactados pela pandemia do coronavírus no país, plataformas online, redes sociais e grupos são opções para o período.

Produtores de alimentos orgânicos entregam encomendas em casa

Os consumidores podem encomendar os alimentos com os produtores ou com os empreendimentos agrícolas. A entrega deve ser combinada com o fornecedor.

Covid-19 no Brasil: 432 mortes e mais de 10 mil casos confirmados

Balanço do Ministério da Saúde divulgado neste sábado (4) aponta para 73 novos óbitos no país em razão da covid-19 O balanço dos casos de...

Capacitação científica e tecnológica e fomento de recursos são imprescindíveis ao desenvolvimento do país

O Brasil precisa de uma agenda que busque se contrapor àquela que vem sendo imposta ao país por um governo ilegítimo, reacionário e entreguista. Ilegitimidade, reacionarismo e entreguismo que se operacionalizam através de alterações na Constituição e em reformas que fazem com que o futuro parecesse melhor no passado.

Agenda necessária voltada para a retomada do crescimento econômico. Crescimento que está longe de ser garantido pelo livre funcionamento do mercado. Mercado que precisa de direcionamentos por parte do Estado. Direcionamentos que ocorrem de forma inequívoca – ainda que diferenciada – em todas as economias do chamado mundo capitalista.
No caso brasileiro, a adoção acrítica do “consenso de Washington”, principalmente no governo FHC, resultou em desnacionalização crescente da economia. E mais, o desempenho da economia do ponto de vista de crescimento e geração de emprego e renda foi fraco.

O atual governo retoma a agenda reacionária de forma ainda mais acentuada, propondo reformas na Previdência e na legislação trabalhista – necessárias desde que resultem de debate amplo com a sociedade – que respondem principalmente a interesses do sistema financeiro. Sinaliza também para o apequenamento do papel de instituições que têm contribuição marcante na história econômica do país.

Instituições como Fiocruz, Petrobras, Embrapa, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal são fundamentais para qualquer projeto de desenvolvimento brasileiro com alguma autonomia. As três primeiras, pelo que representam de capacitação científica e tecnológica, são fundamentais para uma inserção proativa do Brasil na chamada era do conhecimento e do aprendizado. As três últimas, pelo que podem desempenhar no financiamento do crescimento nacional em tempos de financerização mundializada.

A competência científica e tecnológica da Fiocruz é fundamental para o Brasil. Por um lado, viabiliza a universalização dos serviços básicos de saúde a sua gente, e por outro, já é instrumento reconhecido internacionalmente para uma aproximação mais qualificada do país nas relações Sul-Sul.

A aproximação qualificada também é exercida pela Embrapa e pela Petrobras. A Embrapa, acumula conhecimento no apoio ao agronegócio brasileiro que o faz dos mais competitivos no mundo; além disso, pode desenvolver muito o apoio à agricultura familiar, à pequena produção baseada em conhecimentos nativos, dentre outros.

E a Petrobras, além de suas competências na exploração de gás e petróleo, é referência no desenvolvimento de fontes renováveis de energia. Referências que podem contribuir para o Brasil se colocar de forma proativa na agenda mundial de mudanças climáticas.

A valorização de ativos de todos os brasileiros depende de orquestração social para se contrapor a interesses menores fortemente representados pelo atual e ilegítimo governo e sua base aliada.

Arlindo Villaschi

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

5 vantagens que a atividade física traz ao mercado de trabalho

Exercícios físicos podem ajudar as pessoas a terem uma vida mais prazerosa e crescerem profissionalmente Com a correria do dia a dia, muitas pessoas entram...

Venda de imóvel? Saiba o que é lucro imobiliário e o impacto no IR

O ucro imobiliário se configura quando o proprietário vende um imóvel por um valor mais alto do que comprou. Veja os impactos causados no IR.

Coronavírus pode reduzir exportações em US$ 18,6 bi, informa CNI

A projeção inicial foi baseada na estimativa de que o PIB global encolherá 1,1% em 2020. A quantidade exportada deve cair 56 milhões de toneladas.

Vida Capixaba

Filme sobre o novo coronavírus já está pronto. Veja o trailer!

“Corona” é o nome do longa que será lançado em breve.O filme conta a história de sete pessoas presas em um elevador e uma delas está infectada.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana!

O tempo ficará instável neste fim de semana, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Semana Santa marcada pela tradicional torta capixaba

A tradicional Torta Capixaba, um dos pratos mais tradicionais da época, será vendida nos estabelecimentos, apesar da crise causada pelo novo coronavírus.

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.
Continua após publicidade