25.5 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Instabilidade do tempo no ES

A partir de hoje capixabas podem começar a sentir uma certa instabilidade no tempo, a partir dessa Segunda-Feira, o tempo pode variar desde a pancadas de chuvas espaçadas, até mesmo com chuva fortes

Por Leulittanna Eller Inoch 

Toda essa instabilidade é provocada pelo que os meteorologistas chamam de cavados de ondas, que nada mais são do que correntes de ventos que acontecem em várias camadas da superfície terrestre, trazendo frente fria sob a área em que se encontram os cavados. Toda frente fria tem um cavado, mas nem todo cavado é uma frente fria.

- Continua após a publicidade -

Segundo o Instituto nacional de Pesquisa Espaciais, o INPE, Nesta segunda-feira (16/11) a atuação de cavados de onda curta ainda manterá o alinhamento da instabilidade entre o AM e a porção norte da Região Sudeste do Brasil.

Já entre a terça e a quinta-feira (19/11) o avanço de um novo cavado de oeste, reforçará a instabilidade já observada nos dias anteriores pelo avanço da frente fria, com aumento significativo dos volumes de chuva entre o PR, SP, RJ, ES, interior e parte do Norte do Brasil. Desta forma, deverá ter início um novo episódio de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que persistirá até o domingo (22/11).

Além disso, o escoamento relacionado a alta pós-frontal e a atuação do cavado nos níveis mais altos, também favorecerá tempo mais instável na faixa leste do centro-sul do Brasil. Na sexta-feira (20/11) a onda frontal se deslocará para nordeste e levará o tempo instável para um setor mais ao norte, pegando a BA, MG, ES em direção ao interior do continente, onde atuará a ZCAS e os maiores volumes de chuva.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA