Aviso nas cores amarelo e laranja informam que o volume de chuva pode chegar a mais de 100 mm em diferentes regiões do estado
Por Fabio Gabriel
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje dois alertas (um amarelo e um laranja) de chuva forte no Espírito Santo. Ambos são válidos até as 10h de sábado (9).
O alerta amarelo, que é o terceiro na escala de risco, abrange as regiões Central, Noroeste, Sul e Litoral Norte do Espírito Santo. Nessas áreas, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo atingir 50 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 60 km/h.
Já o alerta laranja, segundo na escala de risco, é válido para as regiões Central e Sul do Estado. Nessas áreas, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo atingir entre 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem alcançar até 100 km/h, onde há maior risco de alguns transtornos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Nesses locais, o volume de chuva pode chegar a 100 mm/dia e os ventos, a 100 km/h.
“De acordo com a análise dos órgãos de meteorologia do estado, existe um acúmulo de chuvas principalmente de sábado e domingo. Já partir da final da noite de hoje, esse canal de humidade de chuva no estado, atinge a grade Vitória e região serrana”, informou Hugo Ramos, meteorologista do Incaper, não descartando chuvas de granizo em função das áreas acidentadas.
O especialista ainda alertou sobre a velocidade das chuvas, “Pode ser que em alguns locais ocorram transbordamento mais rápidos. Esse sistema vai avançando ao longo do sábado para norte do estado. E no domingo, ficara mais concentrados no centro norte capixaba, o somatório dos dois dias podem chegar de 100 a 150mm de chuvas, resultando em acúmulos expressivos.”, informou Ramos.
Para a chefe do Departamento de Integração da Cepdec-ES, Major Fabiane Cruz, o aviso se deu por conta da identificação das áreas de risco, “Temos mais de mil setores diários mapeados de risco que variam pela complexidade do grau e risco desses setores geológicos e hidrológicos no estado. Sempre temos essa previsão de auto salvamento”, alertou.
A militar deu algumas dicas para que o morador possa identificar algumas situações de perigo, “Se a pessoa mora em uma área de risco e vê movimentações do tipo, uma árvore ou encosta mais íngrime, uma cerca elevada, muita terra escoada, portas e janelas com dificuldade de fechar, são alguns indicadores de movimentações no terreno e a população deverá desocupar o imóvel procurar lugares mais seguro”, alertou.
Houve registro significativo de precipitação com chuvas acima de 50 mm (tons de azul), com acumulado de 102,4 mm em Alfredo Chaves (ES).
Além desses alertas, já havia um alerta amarelo em vigor entre as 10h de quinta-feira (7) e as 10h desta sexta-feira. A Defesa Civil Estadual também emitiu um aviso meteorológico de nível excepcional para tempo severo entre a tarde de sábado (9) e a madrugada de domingo (10), no qual as regiões Norte e Noroeste podem ser atingidas por um expressivo volume de chuva.
Cidades em alerta amarelo:
Afonso Cláudio; Água Doce do Norte; Águia Branca; Alegre; Alfredo Chaves; Alto Rio Novo; Anchieta; Apiacá; Aracruz; Atílio Vivacqua; Baixo Guandu; Barra de São Francisco; Boa Esperança; Bom Jesus do Norte; Brejetuba; Cachoeiro de Itapemirim; Cariacica; Castelo; Colatina; Conceição do Castelo; Divino de São Lourenço; Domingos Martins; Dores do Rio Preto; Ecoporanga; Fundão; Governador Lindenberg; Guaçuí; Guarapari; Ibatiba; Ibiraçu; Ibitirama; Iconha; Irupi; Itaguaçu; Itapemirim; Itarana; Iúna; Jaguaré; Jerônimo Monteiro; João Neiva; Laranja da Terra; Linhares; Mantenópolis; Marataízes; Marechal Floriano; Marilândia; Mimoso do Sul; Muniz Freire; Muqui; Nova Venécia; Pancas; Piúma; Ponto Belo; Presidente Kennedy; Rio Bananal; Rio Novo do Sul; Santa Leopoldina; Santa Maria de Jetibá; Santa Teresa; São Domingos do Norte; São Gabriel da Palha; São José do Calçado; São Mateus; São Roque do Canaã; Serra; Sooretama; Vargem Alta; Venda Nova do Imigrante; Viana; Vila Pavão; Vila Valério; Vila Velha e Vitória.
Cidades em alerta laranja:
Afonso Cláudio; Alegre; Apiacá; Atílio Vivacqua; Bom Jesus do Norte; Brejetuba; Cachoeiro de Itapemirim; Castelo; Conceição do Castelo; Divino de São Lourenço; Domingos Martins; Dores do Rio Preto; Guaçuí; Ibatiba; Ibitirama; Iconha; Irupi; Itapemirim; Iúna; Jerônimo Monteiro; Marataízes; Mimoso do Sul; Muniz Freire; Muqui; Presidente Kennedy; Rio Novo do Sul; São José do Calçado; Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.