A plataforma oferece informações referente a temperatura, precipitação, umidade, risco de incêndio e muito mais
Por Letícia Santos*
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lançou o Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes), uma plataforma inovadora que compila, produz e divulga informações agrometeorológicas, meteorológicas e climatológicas em tempo real. Os registros são atualizados a cada 15 minutos ou hora, fornecendo dados essenciais, como temperatura do ar, precipitação, umidade relativa e risco de incêndio, permitindo um monitoramento contínuo das condições climáticas no Estado.
O Satdes é fruto da colaboração entre o Incaper e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), ANA, Cepdec/ES, INMET e Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPD). De acordo com o coordenador do projeto, Pedro Pantoja, o sistema representa um avanço importante, sendo o primeiro banco de dados meteorológico do Estado.
“Antes, a elaboração de produtos era feita manualmente. Agora, com a disponibilização gratuita do Satdes, as informações são geradas automaticamente a partir de dados do Incaper, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec/ES) e Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA)”, destacou.
O projeto busca capacitar grupos interessados na utilização da plataforma, com previsão de início dos treinamentos em novembro de 2024. A equipe do Incaper está em contato com municípios para agendar as capacitações, que também servirão para coletar feedback dos usuários sobre a plataforma e sugerir melhorias.
Municípios, cooperativas e profissionais do setor podem agendar visitas pelo e-mail [email protected]. Um vídeo tutorial sobre o acesso à plataforma está disponível no canal do Incaper no YouTube.
*Sob supervisão de Erik Oakes