23.9 C
Vitória
terça-feira, 2 junho, 2020

IBC-Br cai 5,90% em março ante fevereiro, na menor pontuação desde 2009, diz BC

Leia Também

Prazo de pagamento da taxa do Enem é prorrogado

Segundo o Inep, mais de 5,7 milhões de pessoas já tiveram suas inscrições confirmadas. E a expectativa é que 300 mil inscritos paguem a taxa de inscrição do exame.

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Estado tem mais de 15 mil infectados pela Covid-19

Chegou a 15.151 o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Espírito Santo, segundo o “Painel Covid”.

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Este é o menor valor desde março de 2009, quando atingiu 127,81 pontos

Por Lorenna Rodrigues (AE)

Sob efeito da pandemia do novo coronavírus, que colocou em isolamento social boa parte da população brasileira, a atividade econômica no Brasil registrou forte retração em março. O Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br), divulgado nesta sexta-feira, registrou queda de 5,90% no mês passado, quando os efeitos da covid-19 sobre a economia se intensificaram. Os dados dizem respeito à série com ajuste sazonal. Em fevereiro, o indicador havia subido 0,32% (dado revisado).

De fevereiro para março, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,71 pontos para 131,47 pontos na série dessazonalizada. Este é o menor valor desde março de 2009, quando atingiu 127,81 pontos.

A baixa do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast Projeções, do sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que esperavam resultado entre -8,63% e -3,60% (mediana em -6,00%).

Na comparação entre os meses de março de 2020 e março de 2019, houve recuo de 1,52% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 136,44 pontos em março. Este é o pior resultado para meses de março da série (2013).

O indicador de março de 2020 ante o mesmo mês de 2019 mostrou desempenho acima do apontado pela mediana (-2,10%) das previsões de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast Projeções (-5,10% a -0,70% de intervalo).

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Na última quarta-feira, o Ministério da Economia divulgou projeção de queda de 4,70% para o PIB em 2020. No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, a projeção é de queda de 4,11% do PIB em 2020.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Venda de veículos novos sobe 11,6% em maio ante abril, diz Fenabrave

Em maio, segundo mês de concessionárias fechadas em vários Estados, as vendas somaram 62,2 mil unidades, alta de 11,6% em relação a abril.

Cooabriel inaugura unidade em Montanha

O objetivo da nova unidade é atender às grandes solicitações de sócios e produtores, além de expandir a cultura do café conilon na região.

Governo publica MP que pode destravar crédito às pequenas e médias empresas

Os bancos já emprestaram mais de R$ 900 bilhões em recursos novos, renovações e suspensão de parcelas de empréstimos.

Parque de iluminação de Vila Velha será modernizado e ampliado

O edital para contratação da empresa que realizará o serviço foi lançado na sexta-feira (29), nos Diários Oficiais do Município, Estado e da União, além de jornais de circulação nacional.

Vida Capixaba

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.

Novas regras adotadas para o comércio a partir desta segunda-feira (1º)

As novas regras para galerias, centros comerciais, academia, shoppings e restaurantes de Vila Velha foram publicadas no Diário Oficial do município desse domingo (31).

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 
Continua após publicidade